Adece instaura Câmara Temática de Comércio Exterior

21 de outubro de 2015 - 00:19

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, lançou, na tarde desta terça-feira (20), a Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros. A CT Exporta Ceará será composta por representantes de 26 entidades das entidades envolvidas com o setor, das organizações não governamentais e órgãos públicos e privados relacionados com a cadeia produtiva em pauta.

Com a instauração da CT Exporta Ceará pela Adece, o Estado do Ceará busca fortalecer os pilares do Plano Nacional de Exportações (PNE), do Governo Federal, e rever os desafios da facilitação do comércio e do acesso aos mercados, além das questões tributárias, dos financiamentos, garantias e da promoção comercial.

“O colegiado terá a oportunidade de promover bons debates e trazer várias propostas que visam oportunidades e desafios a serem vencidos no Estado do Ceará. Temos um grande potencial para desenvolver o setor pelo fato de termos uma boa infraestrutura logística no Estado. Temos o Porto do Pecém, que está em uma localização estratégica em relação a outros estados do Brasil. Com a abertura do Canal do Panamá, ele poderá se tornar um HUB marítimo. Destaco também que o Ceará é o primeiro Estado brasileiro a ter uma Zona de Processamento de Exportação, um grande empreendimento, que é a Companhia Siderúrgica do Pecém e outros investidores influentes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, destaca Ferruccio.

Estiveram presentes no lançamento o secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Antônio Balhmann, e o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima. A solenidade contou ainda com a presença de 30 membros de diversas entidades do setor ligadas à câmara.

O primeiro encontro elegeu, entre os membros presentes, presidente, primeiro e segundo secretários da CT Exporta Ceará. A presidência será ocupada por Roberto Marinho, representante da Câmara de Comércio Brasil Angola no Ceará (CBA/CE), enquanto a posição de primeiro secretário ficará a cargo de Marcos Oliveira, diretor do Sebrae. Já o posto de segundo secretário será destinado à comunidade acadêmica por meio do professor Francisco Alberto, representando a Universidade de Fortaleza.

exporta2“A câmara nasce em um momento extremamente oportuno com várias entidades envolvidas e dispostas a dar a sua contribuição. A Comissão de Comércio Exterior já entregou hoje aos membros da câmara os pilares para desenvolver estratégias, logística e órgãos intervenientes, o que deve dar um primeiro rumo às primeiras ações em prol do desenvolvimento do setor”, pontuou Roberto Marinho.

Os membros formadores da Câmara Setorial atuarão conjuntamente, identificando oportunidades e desafios a serem superadas, fazendo sugestões de atividades e projetos, estudando e estabelecendo providências prioritárias de interesse comum que contribuam, assegurem e aperfeiçoem a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor de comércio exterior e investimentos estrangeiros do Ceará.

Fotos: Ariel Gomes (Casa Civil) / Adece

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Ana Beatriz Sugette
ana.beatriz@adece.ce.gov.br/ (85) 3457-3300 / 98878-2018)