Adece visita fábrica de processamento de castanha de caju em Aquiraz

23 de outubro de 2015 - 21:58

O presidente, Ferruccio Feitosa, e uma equipe técnica de colaboradores da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), visitaram, na manhã desta sexta-feira (23), as instalações da indústria de beneficiamento de castanha de caju, Usibras, em Aquiraz. A unidade fabril cearense gera 700 empregos e leva o nome da mais moderna indústria do segmento do Brasil.

De acordo com Ferruccio, a ida ao local é parte de uma das fases do plano de desenvolvimento par o setor. “A ideia é conhecer toda a cadeia e, em seguida, colocar o plano em prática. Estamos atendendo a um pedido feito pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cajucultura. A Adece ainda fará visitas a outras indústrias, fazendas e pequenos produtores”, explica Ferruccio.

O plano prevê, em primeiro lugar, trabalhar para aumentar a produção de caju no território cearense. Atualmente, o Ceará é o principal estado em termos de processamento de castanha. “Temos capacidade para processar 300 mil toneladas por ano. A ideia é crescer a produção para abastecer essas indústrias com castanha local”, completa o diretor de Agronegócio da Adece também presente na visita, Sílvio Carlos Ribeiro. cast2

Dentre os integrantes da Adece presentes na visita, estiveram ainda a Articuladora de Agronegócio, Carmen Rangel, e o assessor executivo, Eduardo Ramos. O presidente da Câmara, Alderito Raimundo de Oliveira; integrantes da Embrapa, Lucas Leite e Gustavo Savedra, entre outros.