Ceará e Canadá dividem experiências em seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação

26 de outubro de 2015 - 20:40

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (CS TIC) receberam, nesta segunda-feira (26), empreendedores do Ontario Technology Corridor (OTC). Os representantes canadenses vieram a Fortaleza para explorar oportunidades de negócios, investimentos e atividades comerciais, principalmente na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Digital Media por meio do seminário “Oportunidade de cooperação em Tecnologia da Informação e Comunicação Ceará – Canadá”.

O encontro contou com a presença do presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, dos diretores da Agência, do presidente da CS TIC, Márcio Braga, que juntos receberam o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda.

O secretário deu início ao encontro destacando as universidades locais e o trabalho de formação de profissionais de alta qualidade na área de Engenharia da Computação. “Neste seminário nós informamos que no Ceará temos, somente na graduação, quatro mil estudantes. Estamos preparando uma base muito significativa e nós queremos que esses estudantes permaneçam aqui no Estado ajudando a gerar riqueza. Para isso acontecer, precisamos que as empresas estejam aqui. Falo não só daquelas jovens, novas, que nascem no Estado, como também das que andam pelo mundo afora e, muitas vezes, desconhecem a existência de estados com condições tão boas, como o Ceará”, disse o secretário.

Em seguida, o presidente da Adece abriu o seminário apresentando o trabalho da Agência no Ceará e relatando aos canadenses as potencialidades que o Estado tem a oferecer. Ferruccio destacou ainda duas ferramentas online lançadas recentemente com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico do Estado.

“O Balcão do Investidor (www.adece.ce.gov.br/balcal) coloca a Adece à disposição para receber as demandas dos empresários pela Internet de maneira que possamos dar velocidade à comunicação e ajudar nos encaminhamentos dos processos de instalação no Estado. Já o Oportunizar (www.adece.ce.gov.br/oportunizar) visa inserir jovens formados pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) no mercado de trabalho, estreitando e facilitando a relação dos empresários, do poder público e da mão de obra qualificada. As duas ferramentas foram criadas sem qualquer custo financeiro, utilizando somente a inteligência disponível em casa”, explicou. seminario2

TIC no Ceará

Sobre o cenário de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ceará, Máscio Braga apresentou a CS TIC aos presentes, pontuando as vantagens e desafios do setor. De acordo com ele, o Estado tem bastante vocação para o ramo e já dispõe de 900 empresas na área gerando mais de 15 mil empregos.

Dentre as demandas apresentadas, o presidente da câmara destacou a atração de mais profissionais, o aumento do grau de inovação e incentivos por meio de criação de leis simples.

Experiência canadense

Depois de conferirem as apresentações que contextualizaram a posição do Ceará no setor de tecnologia da informação, os empreendedores canadenses Larry MacKinnon, diretor da The London Economic Development Corporation; Walt Hutching, presidente da Seabro Inc.; e Blair Patacairk, diretor administrativo de investimento e comércio da OTC; apresentaram a OTC. O corredor tecnológico engloba a área da Grande Toronto, Ottawa, Waterloo, a cidade de Londres e região de Niágara, atuando em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ontário e com o Departamento do Governo Federal de Negócios Estrangeiros para Comércio Internacional no Canadá.

De acordo com os empreendedores canadenses, a região de Ontário é um eficiente polo para negócios globais e um dos principais acessos aos mercados norte-americanos. Além da estratégica posição geográfica, sua estrutura e organização fazem de Ontário um dos principais centros econômicos das Américas. Empregando cerca de 260 mil pessoas entre aproximadamente 6.400 empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT), a OTC oferece alguns dos recursos humanos mais qualificados, motivados e estáveis do mundo.