Em primeira reunião, CT Exporta Ceará recebe representantes do MDIC

19 de novembro de 2015 - 21:29

No intuito de dar início às ações visando o desenvolvimento do setor de importações e exportações para transformar discussões em prática, a Câmara Temática do Comércio Exterior (CT Exporta Ceará) realizou, na tarde desta quinta-feira (19), a primeira reunião do órgão colegiado. O encontro aconteceu no auditório da Agência de Desenvlvimento do Estado do Ceará (Adece).

Na ocasião, os membros CT Exporta Ceará assistiu à apresentação do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) 2015 – 2018, feita pelos convidados especiais do MDIC Brasília, Eduardo Weaver, coordenador nacional do Plano e Diego Castro, contraparte do Ceará no PNCE. De acordo com eles, os pilares estão divididos em acesso a mercado, facilitação de comércio, crédito à exportação, promoção comercial e tributação nas exportações.exporta2

A assembleia inaugural contou com a presença de representantes de aproximadamente 20 entidades. Dentre elas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), Correios, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Unifor, ZPE Ceará, Cearáportos, Infraero e outras.

Para o presidente da CT Exporta Ceará, Roberto Marinho, é preciso assumir um olhar coletivo para que, na alternância de presidência, os projetos não sejam deixados de lado. Ele destacou ainda a importância da composição da câmara. “Os representantes de cada entidade são aquelas pessoas que estão trabalhando no dia a dia do setor. Todos sabem das dificuldades e dos gargalos que necessitam ser superados”, comemora.