Governador visita obras da Fiocruz no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde

20 de novembro de 2015 - 20:02

O governador Camilo Santana visitou nesta sexta-feira (20) as obras de instalação da nova unidade da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, localizado no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O espaço funcionará com laboratórios e salas de aula, e deverá ser inaugurado em julho de 2016. “A gente quer fazer do Ceará, do Eusébio, uma referência no Brasil como polo de saúde, de ensino, de pesquisa, e de produção de vacinas e medicamento”, destacou Camilo.

Os investimentos previstos pelo Ministério da Saúde para as obras da Fiocruz Ceará são de R$ 170 milhões em quatro anos. “É uma obra importantíssima para o Ceará. Estamos falando de um polo de saúde. O Estado desapropriou uma área e a primeira instalação do polo é uma unidade da Fiocruz. Aqui vamos ter um centro de ensino e pesquisa para capacitar profissionais nessa área”, explicou o governador.

Acompanhado do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, Camilo Santana destacou que o Estado está garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento da nova unidade, que vai trazer benefícios para o Ceará e o Brasil. “A gente tem uma perspectiva futura muito forte. Aproveitei não só para acompanhar o presidente da Fiocruz, que visita o Ceará hoje, como também mostrar a obra que o Estado está fazendo, que é exatamente a duplicação da CE 010, que vai garantir o acesso até o empreendimento”, afirmou.

Segundo Camilo, a ideia do Estado é atrair outras empresas na área da saúde. “A Fiocruz vai produzir vacina aqui, inclusive, para atender à demanda do próprio Ministério da Saúde”, destacou. Além do terreno doado para o empreendimento, o Estado tem o compromisso de conceder infraestrutura de água e esgoto.
fiocruz2

Polo da Saúde

O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde está sendo instalado em terreno de 55 hectares desapropriado pelo Estado, conforme o decreto nº 29.803, de 15 de julho de 2009. São três empresas âncoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma.

A unidade da Fiocruz no Ceará definiu como grandes objetivos fortalecer e qualificar a atenção Básica à Saúde e estimular o desenvolvimento do polo industrial, abrangendo as áreas de medicamentos e de equipamentos.

Em 2012, o Governo do Estado desapropriou mais 22 hectares para a área de produção industrial do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), setor de produção de vacinas e biofármacos da Fiocruz. Os projetos estão sendo preparados para a produção inicial da vacina contra a febre amarela, e, em seguida, da taliglucerase, medicamento para a Doença de Gaucher.

Sobre a Fiocruz

Com escritório instalado em Fortaleza desde 2009, a Fiocruz Ceará coordenou a implantação do Mestrado Profissional em Saúde da Família com 10 Universidades do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

20.11.2015

Fotos: Carlos Gibaja