CS Eventos recebe secretário Arialdo Pinho para conhecer balanço do Turismo no Ceará

11 de dezembro de 2015 - 11:35

Aproximadamente 18 entidades ligadas à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos (CS Eventos) estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira (10), na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), em Fortaleza. No encontro, o secretário de Turismo do Estado apresentou um balanço das ações de promoção do turismo neste primeiro ano de gestão e o que está previsto para ser realizado nos próximos anos.

De acordo com Arialdo, a nova campanha Descubra Ceará, foi uma das principais ações deste ano. Outra estratégia foi divulgar massivamente o Estado nas principais feiras de turismo do Brasil e do mundo. Este ano, o Ceará esteve presente em mais de 15 feiras. Também em 2015 foi lançado o app Descubra Ceará.

Ainda visando atrair mais turistas ao Estado, a Setur fechou uma parceria com a CVC. A campanha foi firmada em agosto. Para atender à demanda, a CVC terá 7 novos fretamentos semanais vindos de São Paulo (3), Rio de Janeiro (1), Belo Horizonte (1), Cuiabá (1) e Belém (1). Outra novidade para esse período é o novo voo diário Campinas/Fortaleza, da Azul, com capacidade para 272 passageiros, que terá início em janeiro.

Centro de Eventos

O balanço parcial do Centro de Eventos do Ceará também foi apresentado aos integrantes da câmara. Até novembro deste ano, 125 eventos foram realizados, resultando em R$ 7,4 milhões de receita. O número é 13,5% maior do que o registrado no igual período de 2014.

Para a presidente da CS Eventos, Enid Câmara, o setor está otimista com os números. No entanto, de acordo com ela, o próximo ano será de muitos desafios. “O sentimento de todos os integrantes da cadeia produtiva é de que o o Ceará está bem posicionado, apesar de todas as dificuldades. Vale a pena continuar a luta. O desejo é de que tenhamos soluções criativas e inovadoras para enfrentar a crise. Nossa vocação para o turismo de negócios é muito forte. Nosso Centro de Eventos é um diferencial e nos coloca em um patamar de competitividade favorável. Temos as ferramentas, mas precisamos trabalhar muito, investido em promoções e captação de eventos. Será o nosso lema para 2016”, pontua.

Projetos futuros

O secretário falou ainda de projetos que devem impactar os resultados do turismo do Ceará no futuro. A ideia é que o setor tenha um fundo oriundo de recursos gerados por equipamentos turísticos, como o Centro de Eventos e o Acquario.

Ocupação hoteleira

O presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, apresentou dados da entidade durante o encontro. De acordo com ele, neste ano, foram investidos R$ 3 milhões em 20 workshops por diversas cidades do País. Outro dado divulgado foi a previsão de ocupação hoteleira para este ano. A perspectiva da entidade é de que 2015 encerre com 72,66% dos leitos ocupados.

Com informações da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará