CS Renováveis discute assuntos relacionados ao meio ambiente

11 de dezembro de 2015 - 20:09

Novas diversificações no setor de energias foram discutidas na 40ª reunião ordinária da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará (CS Renováveis). O encontro aconteceu na última sexta-feira (11), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e contou com a presença do presidente da casa, Ferruccio Feitosa; do secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim; e dos demais representantes de entidades ligadas à câmara.

Para o presidente da CS Renováveis, Jurandir Picanço, assuntos relacionados ao meio ambiente ganharam maior destaque durante o encontro. “Várias contribuições voltadas a agilizar mais os processos de licenciamento ambiental foram citadas. Também tivemos uma participação importante do secretário Renato Rolim, que trouxe toda uma visão do Estado, que está trabalhando com o objetivo de encontrar soluções para os desafios de escoamento dos projetos de energias renováveis”, pontua.

Dentre outros assuntos abordados, a reunião contou ainda com a palestra “Energia Heliotérmica – avanços apresentados no Congresso Internacional Solar Paces na África do Sul”, ministrada por um representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), João Carlos Lima. Também na mesma manhã foi proferida pelo representante do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), Manuel Pereira da Costa, a palestra “Geração de energia com biomassa x manejo sustentável da Caatinga”.

Relatos sobre andamento dos trabalhos dos grupos temáticos da câmara também foram citados no encontro. Outra novidade foi a inclusão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semace) como membro da câmara setorial.