CS Eventos recebe secretário municipal de Turismo na Adece

18 de fevereiro de 2016 - 20:06

Representantes de entidades ligadas aos setores de turismo e eventos do Ceará conheceram, na manhã desta quinta-feira (18), um balanço de ações da alta estação e projetos nas respectivas áreas para este ano em Fortaleza. A apresentação foi feita pelo secretário municipal de Turismo, Elpídio Nogueira, durante a primeira reunião do ano da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos (CS Eventos), realizada no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Para a presidente da CS Eventos, Enid Câmara, a apresentação da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (SETFOR) foi o ponto alto do encontro. “Estamos conseguindo retirar do papel algumas coisas que a secretaria está na liderança”, comemorou.

Dentre os pontos citados, o secretário falou sobre o projeto Praia acessível com o objetivo de promover acessibilidade a idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida às praias da Capital. A ideia, em parceria com a primeira dama do Estado, Onélia Leite, prevê a disponibilidade de 10 cadeiras anfíbias, estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras, banheiro acessível e itens de segurança. A novidade está prevista para entrar em funcionamento em março de 2016.

Outro diferencial para o turismo na capital cearense, conforme destacou Elpídio, é o Mercado dos Peixes, previsto para ser entregue em maio deste ano. A obra, que contou com investimento de R$ 5,2 milhões, contará com 49 boxes com área de vendas e degustação de frutos do mar.
cseventoss

Sobre o fluxo de turistas na cidade em 2015, o secretário justificou o decréscimo de 2,45% em relação a 2014 por se tratar de um ano atípico, em virtude da realização da Copa do Mundo. Para ele, 2016 deve superar os números do penúltimo ano, quando a cidade atingiu a casa de 3,2 milhões de visitantes enquanto o ano passado chegou a 3,1 milhões. “Quando inaugurarmos o aquário em Fortaleza passaremos a receber 4 a 5 milhões de turistas. Visitei quatro aquários em cidades diferentes no ano passado e constatei que, do ponto de vista turístico, os resultados são fantásticos”, destacou.

O secretário falou ainda sobre a remodelação da Praia do Futuro, Vila do Mar, receptivo de navios e e 3º Ironman Fortaleza.

Já Enid destacou também o balanço do Fórum do Turismo 2016 e a apresentação do Conselho empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio como pautas importantes discutidas nesta reunião.