Estado do Ceará recebe visita de comitiva da China

4 de abril de 2016 - 22:36

O governador Camilo Santana recebeu na tarde desta segunda-feira (4), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a comitiva da província de Fujian (China) para analisar oportunidades de negócio com o Ceará. “Essa troca de experiências entre Ceará e Fujian é fundamental para fortalecer o mercado de trabalho local e exportar nossa mão de obra. O Governo do Estado vem estreitando laços com diferentes nações a fim de definir potenciais mercados de trabalho”, enfatizou o chefe do Executivo.

Na ocasião, o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann, ressaltou o acordo Brasil-China que inclui a instalação de uma planta petroquímica na ZPE Ceará como uma das prioridades dos dois países. Ele destacou ainda a captação de uma montadora para a ZPE. “O Governo do Estado está enviando, neste mês de abril, uma proposta para o governo chinês para podermos avançar nas negociações com a montadora”, revelou.

 

 

11

 

O encontro contou com a participação dos secretários Élcio Batista (Chefia de Gabiente), Nicolle Barbosa (Desenvolvimento Econômico), Francisco Teixeira (Recursos Hídricos) e Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa

ZPE Ceará

RfujianzpeA comitiva, formada pelo vice governador da Província de Fujian, Huang Qiyu; pelo diretor geral de Recursos Hídricos de Fujian, You Mengjun; pelo secretário do vice-governador, Xie Qinghua; pela chefe de assuntos de comércio exterior do governo da província de Fujian, Yin Dan; pela cõnsul geral da China, em Recife, Li Feiyue e pela vice cônsul da China, em Recife, Zhang Re; visitou a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), no Pecém, Região Metropolitana de Fortaleza.

 

O presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, lembrou que além dos benefícios fiscais, administrativos e cambiais oferecidos para as empresas que se instalarem na área da estatal, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), onde funciona a ZPE Ceará, oferece uma excelente infraestrutura com água, energia, mão de obra qualificada e transporte, incluindo rodovia, ferrovia e porto.

 

Mário disse ainda que o Porto do Pecém é um dos melhores portos brasileiros em infraestrutura, com áreas de até 18 metros de profundidade e capacidade para receber navios de até 150 mil toneladas, movimentando anualmente cerca de 13 milhões de toneladas. “A navegação para o continente asiático hoje é feita pela África. A partir de 2017, ela passará a ser feita pelo Canal do Panamá, reduzindo de forma significativa o tempo de deslocamento”, concluiu.

04.04.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Assessoria de Imprensa da ZPE Ceará
Hervelt César – 3195.2500
hervelt@gmail.com