Energia: Ceará receberá mais de 400 milhões em investimentos na ampliação da Rede Básica

15 de abril de 2016 - 13:18

O Ceará deverá ampliar para 10 mil MW o potencial de escoamento de energia elétrica do estado. A expansão da infraestrutura será possível com a construção de mais de 500 quilômetros de linhas de transmissão de 500KV e 230 KV e novas subestações (veja tabela abaixo), que vão reforçar a Rede Básica e permitir a instalação, principalmente, de futuros parques eólicos na região.

O investimento de R$ 404,9 milhões foi garantido no  Leilão de Transmissão Nº 13/2015, realizado pela ANEEL nesta quarta-feira (13) na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. O Lote A, que previa obras para ampliação da Rede Básica no Ceará, Piauí e Maranhão, foi o maior do leilão e ficou com o Consórcio Transmissão do Brasil, formado pelas empresas FIP P2 Brasil Infraestrutura (99%) e FTRSPE 3 Empreendimentos e Participações S/A.

Todas as obras previstas para o Ceará foram leiloadas. A previsão é de que as instalações entrem em operação comercial no prazo de 36 a 60 meses a partir da data de assinatura dos contratos de concessão. De acordo com o secretário Adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, muitos projetos de geração eólica aguardam a expansão estrutural para se concretizar, já que hoje é baixa a disponibilidade de conexão para os novos empreendimentos. “Com a garantia do escoamento de energia,  poderemos prospectar investimentos da ordem de R$ 25 bilhões para novos empreendimentos de geração, possibilitando a criação de até 17 mil vagas de empregos no nosso estado”, ressalta o secretário.

A construção das linhas de transmissão e das subestações é resultado da articulação do governador Camilo Santana, que conseguiu incluir no leilão desta quarta-feita os trechos que precisavam de ampliação no estado. “É fundamental antecipar essas obras, que nem tinham previsão para irem a leilão. Agora vamos fazer o acompanhamento para que os investimentos ocorram no prazo”, acrescenta Renato Rolim. 

Confira lista de instalações leiloadas no Ceará

LINHAS DE TRANSMISSÃO

LT 500 kV Parnaíba III – Acaraú III C1, com 191 km

LT 500 kV Acaraú III – Pecém II C1, com 161 km

LT 500 kV Acaraú III – Tianguá II C1, com 150 km

LT 230 kV Acaraú II – Sobral III C3, com 97 km.

SUBSTAÇÕES

SE 500 kV Acaraú III

SE 500 kV Tianguá II

COMPENSADOR ESTÁTICO

SE 500/230 kV Sobral III – Compensador Estático 500 kV (-150/+250 Mvar)

Fonte: Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra)