Porto do Pecém iniciará fase de testes de dois novos berços de atracação

20 de abril de 2016 - 19:12

O Porto do Pecém passará a contar com dois novos berços de atracação. Situados no Terminal de Múltiplas Utilidades – TMUT, em área contínua aos berços 5 e 6 já existentes, os berços 7 e 8 começarão as atividades a partir de maio, inicialmente em fase de testes. “Além destes, a expectativa é que, até novembro, tenhamos uma outra estrutura em operação, que é o berço 9”, antecipou o presidente da Companhia de Integração Portuária do Ceará – Cearáportos, Danilo Serpa, após participar de reuniões, esta semana, com alguns órgãos nacionais responsáveis pela autorização de funcionamento dos berços em todo país.

Acompanhado do diretor de operações do Porto, Waldir Sampaio, Serpa esteve no Rio de Janeiro, onde se encontrou com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias – INPH, Domenico Accetta. Em seguida, se reuniu com o Capitão de Fragata do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM, Muthz Barros. Na oportunidade, foi analisada a situação dos novos berços, no sentido de viabilizar o funcionamento dos mesmos. Na terça-feira (19), em Brasília, Danilo Serpa também conversou com o diretor geral interino da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Fernando Fonseca, onde explicou o novo momento que o Ceará vive com a expectativa para o início das operações da Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP, que, por sua vez, irá incrementar significativamente a movimentação através do porto. “Os novos berços regularizados e prontos para receber embarcações são essenciais para tornar as operações do Porto ainda mais eficazes”, ressaltou o presidente.

Para começar a receber cargas, um novo berço precisa da permissão de diversos órgãos, tais como Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, Marinha, Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ e Receita Federal, além de diversos estudos que precisam ser realizados, como a batimetria. A análise, realizada por órgãos homologados pelo Centro de Hidrografia da Marinha – CHM, determina a profundidade exata e qual o perfil dos navios que poderão atracar naquele local.

Saiba mais
Atualmente, o Porto do Pecém abriga seis berços de atracação em pleno funcionamento: dois no primeiro píer, dois no segundo e dois no TMUT, que chegam até 18 metros de profundidade natural. Com o inicio das atividades dos novos três berços, que fazem parte da segunda obra de expansão, a capacidade de movimentação através do Pecém aumentará para 750 mil TEU’s /ano, atendendo a crescente demanda que vem sendo observada no Porto.

A obra da segunda expansão do Porto do Pecém se encontra com 72% de avanço e inclui, ainda, a engorda do quebra-mar, uma nova ponte de acesso e uma correia transportadora de minério de ferro, que atenderá a siderúrgica. A previsão de conclusão da obra está prevista para junho de 2017.

Fonte: Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra)