Ceará amplia parceria com a Alemanha

3 de maio de 2016 - 20:03

Em reunião com a vice-governadora Izolda Cela, autoridades alemãs apresentaram ações para o turismo, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia

160503 CONSUL DA ALEMANHA MG 2878 webA vice-governadora Izolda Cela recebeu, na manhã desta terça-feira (3), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o cônsul-geral da Alemanha, Dietmar Bock, o cônsul honorário da Alemanha para os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, Hans-Jürguen Fiege, além de Dieter Gerding, ex-cônsul honorário. Na ocasião, foram discutidas ações para o turismo, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia.

160503 CONSUL DA ALEMANHA MG 2873 webDurante a visita, também foram apresentadas ações de interesse tecnológico, especificamente em pesquisas desenvolvimento em energia solar, eólica e dessalinização da água marítima. Também foram tratados alguns projetos para desenvolver um museu de arqueologia e geologia da região do Cariri, além de parcerias de intercâmbio universitário em pós-graduação de diversas áreas na Alemanha.

160503 CONSUL DA ALEMANHA MG 2922 webA vice-governadora Izolda Cela destacou a atenção dada pela Alemanha. “É muito importante ver que as autoridades alemãs veem o nosso potencial em uma escala mundial. Nossa relação com a Alemanha é das mais estreitas, por entender que tanto eles quanto nós valorizamos a cultura e investimos em nossa economia vocacional”, ressaltou.

Segundo Antônio Balhmann, assessor Especial para Assuntos Internacionais, a presença dos cônsules é importante para consolidar a utilização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém. “Conversamos diversas pautas e possibilidades entre a Alemanha e o Estado. Uma delas foi a divulgação da ZPE em feiras de negócios no país europeu para que possamos destacar o potencial deste zoneamento livre de impostos para investidores internacionais. Além disso, damos a nossa carga cultural, além da nossa economia consolidada, como símbolos do nosso patrimônio, valorizando assim nosso maior bem que são os cearenses”, comentou o assessor.

Para Hans-Jürguen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, o Ceará merece ter destaque no exterior, mostrando o seu potencial econômico. “Sinto-me um total cearense, pois tenho família no Estado e me relaciono com todos desta cidade por entender da sua harmonia. Viemos para conversarmos sobre diversas possibilidades. Alguns já levemente tocados e outras em perspectivas de desenvolver e intensificar ainda mais o que poderíamos contribuir. Temos grandes eventos na Alemanha e gostaríamos que o Governo do Estado mostrasse o grande potencial que o Ceará tem”, salientou o cônsul.

Na reunião, também esteve presente Élcio Batista, chefe de Gabinete do Governo do Estado, que destacou a longa relação com o país europeu, desde o estudo de sua cultura e história nas universidades ao investimento em tecnologias.  

 

03.05.2016

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Foto: Carlos Gibaja