Adece confere tecnologia inovadora de montagem na área de energias renováveis

20 de maio de 2016 - 20:29

Uma visita técnica com o objetivo de conhecer uma tecnologia inédita de montagem de torres eólicas foi realizada nesta sexta-feira (20) pela diretoria de Infraestrutura da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Na ocasião, estiveram presentes o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, o diretor da Adece, Eduardo Neves e os engenheiros, Fátima Barbosa e Daniel Ramos.

O processo de montagem das torres é uma patente mundial da empresa francesa Freyssinet e está sendo utilizada pela primeira vez no mundo pela BAC Eólica, por meio da cearense PB Construções, no município de Trairi. A técnica é realizada com um equipamento chamado Eolift, cuja sequência de montagem ocorre do último para o primeiro segmento da torre, sem a utilização de grandes guindastes, como ocorre da forma tradicional.

“É indiscutível a vocação do Estado do Ceará para energias renováveis. Fomos pioneiros na execução e, agora, ficamos extremamente orgulhosos de ver o segmento avançando com a implantação de tecnologias nunca vistas anteriormente e responsáveis por agilizar o tempo de fabricação dos equipamentos”, comenta o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Adece, Eduardo Neves, “o objetivo da nova tenologia é evitar o uso de guindastes tradicionais, o que garante a rapidez e maior segurança na montagem das torres, tendo em vista o alto índice de ventos das localidades”.