Diretores apresentam ações da Adece realizadas no último bimestre

27 de julho de 2016 - 20:19

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), o Conselho de Administração da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) conheceu o conjunto de trabalhos efetuados durante os meses de junho e julho deste ano.

As ações foram apresentadas pelo diretor presidente, Ferruccio Feitosa; diretores de Agronegócio, Silvio Ribeiro, e Atração de Investimento, Sylvana Pinheiro; e pela gerente de Desenvolvimento Setorial, Cecy de Castro.

Os eventos com a participação da Agência por meio de apoio institucional foram alguns dos destaques citados na apresentação. Setores como energias renováveis, o de mel, trigo, pecuária, rochas ornamentais, reciclagem, turismo, calçados e audiovisual foram contemplados.

No setor de Agronegócio, projetos voltados para Palma Forrageira de Alto Desempenho, Expansão Inclusiva da Produção Apícola do Ceará. Plano de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Caju e Plano de Ações da Cadeia Produtiva da Carnaúba foram destacados. Também foram postos em prática o acompanhamento de cultivo de camarões em sistema superintensivo, o monitoramento da enfermidade Mancha Branca e cursos e treinamentos na área.

FDI

O monitoramento das empresas beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) também foram ressaltados durante a reunião. Ao todo, do dia 30 de maio ao presente momento, 232 empresas foram visitadas pelos colaboradores da Adece, número que representa 61% do total. A ação, implantada na gestão atual da Agência, visa acompanhar, ouvir e auxiliar nas necessidades e demandas da indústria cearense.

Obras

A entrega do galpão industrial construído pela Adece para a instalação da empresa Calçados Senador Pompeu, com perspectiva de gerar 1.500 empregos diretos, foi apresentada aos conselheiros. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana.

Visitas às obras de outros galpões industriais realizadas pela Adece foram realizadas nos últimos dois meses. Dentre elas, no município de Tauá, uma empresa de calçados com expectativa de geração de 302 empregos diretos e outra fabricante de produtos de latex, com 150 empregos. Já em Brejo Santo, uma indústria de calçados prevê a geração de 2.500 postos de trabalho.

Prospecção de empresas

O presidente da Adece apresentou ainda as missões realizadas fora do Estado no intuito de atrair empresas para solo cearense. Os trabalhos foram concentrados nos estados de São Paulo, Belo Horizonte e Distrito Federal.