Cabo submarino que liga Fortaleza a Miami chega na Praia do Futuro

12 de setembro de 2016 - 19:45

Já está em Fortaleza o Cabo Monet, responsável por ligar Angola e América do Norte via fibra óptica. Uma solenidade realizada nesta segunda-feira (12), marcou a chegada do equipamento na Praia do Futuro e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.

O Monet criará uma linha direta entre o Brasil e os Estados Unidos ao ligar Santos e Fortaleza a Miami. O sistema está inserido na Rede Global da Angola Cables, uma das principais redes de telecomunicações do mundo, em parceria com Google, Algar e Antel, permitindo uma continuidade de comunicação desde o continente Africano ao Sul-americano, até a América do Norte.

Fortaleza vem se destacando como ponto de transferência de dados do Brasil para o mundo, tornando-se um hub das telecomunicações com oito cabos submarinos existentes.

Com previsão de entrar em operação no fim do primeiro semestre de 2017, o cabo Monet possui 10,6 mil quilômetros de extensão e capacidade de transmissão de 60 terabits por segundo.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza; Robinson de Castro; a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Agueda Muniz; o CEO da Angola Cables, Antonio Nunes; o CEO Brasil da Angola Cables, Rafael Pistono; o secretário-adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Cláudio Ferreira Lima; e o diretor de infraestrutura da Adece, Eduardo Neves.