CS Química discute alternativas para o descarte adequado de materiais plásticos

19 de outubro de 2016 - 17:34

Anualmente, cerca de 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo. No Brasil, a cada hora, são distribuídas cerca de 1,5 milhão de sacolas plásticas. Pensando nisso, membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Indústria Química (CS Química) discutiram, na tarde desta terça-feira (18), no auditório da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), alternativas que podem ser tomadas pela indústria e sociedade para diminuir os impactos causados pelo descarte incorreto do plástico no meio ambiente.

Os representantes da CS Química foram apresentados ao projeto PlastViva, que busca conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado de materiais plásticos para a vida humana e meio ambiente. “O uso do plástico é algo que já está entranhado na rotina social nos dias de hoje, seja por questões econômicas ou de praticidade. Por conta disso, estamos preocupados em desenvolver ações que, além de conscientizar a população sobre o uso consciente de tais materiais, possam ser revestidas em políticas de reaproveitamento desse plástico que é produzido por cada um de nós”, explica o presidente da CS Química, Marcos Soares.

Durante o encontro, um grupo de trabalho formado por membros do colegiado ainda apresentou o primeiro levantamento dos laboratórios que compõem a Rede Metrológica do Ceará (RMCE). Os dados foram apresentados pelo professor da Universidade federal do Ceará, Ronaldo Ferreira do Nascimento.