Fábrica de medidores de energia é inaugurada no Eusébio

10 de novembro de 2016 - 19:44

O Ceará acaba ganhar mais um empreendimento gerador de emprego e renda para a população local. Na manhã desta quinta-feira (10), o governador do Estado, Camilo Santana, inaugurou uma unidade da Eletra Energy Solutions, do grupo chinês Hexing, localizada no município de Eusébio. O evento contou ainda com a presença do presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa; da secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Nicolle Barbosa; do Secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann; e do presidente da ZPE, Mário Lima.

“É com muita alegria que participo da inauguração da empresa. Isso significa que o setor empresarial acredita nas potencialidades do nosso estado. O grupo Hexing estuda, ainda, ampliar sua participação em nosso estado utilizando a ZPE. Temos realizado várias ações para atrair investidores estrangeiros e também de outros estados e, com isso, aumentarmos a oferta de trabalho para nossos irmãos e irmãs cearenses”, disse o governador.

eletra2Para o presidente da Adece, a atuação da empresa em território cearense é mais uma conquista para o Estado, que ganha novos postos de trabalho na Região Metropolitana de Fortaleza. “São 650 empregos diretos, fora os indiretos, com expectativa de ampliação para outras 170 oportunidades de trabalho em meados do próximo ano. Não medimos esforços para apoiar com incentivos fiscais empresas como a Eletra, que escolheu o Ceará para sua única fábrica na América Latina”, pontuou.

A localização geográfica privilegiada do Ceará foi um dos aspectos decisórios para a implantação da sede no Estado, conforme o diretor presidente da Eletra, Danilo Coimbra. Segundo ele, pelo mesmo motivo, a empresa realiza estudos de viabilidade para expandir suas atividades na ZPE. “Sabemos que a região Nordeste está mais próxima de alguns centros que queremos atingir. É muito fácil chegar ao Caribe, na América Latina, na América Central e na Europa. Sem contar com os incentivos fiscais que temos junto ao Governo do Estado, que nos apoia nesse sucesso. Hoje temos capacidade para atender 60% do território nacional”, disse.

eletra3Produção e investimento

Com capacidade de produção para 500 medidores por mês, a Eletra comercializou, em 2015, 2,5 milhões de unidades. Para 2016, a previsão é de fechar o ano com 3 milhões de unidades fabricadas. No total, foram investidos mais de R$ 52 milhões na unidade, que fabrica medidores elétricos inteligentes.