Adece participa da FENACAM 2016

21 de novembro de 2016 - 14:08

O Ceará será palco do maior evento técnico-científico e empresarial da aquicultura brasileira. Entre os dias 21 e 24 de novembro de 2016, o Centro de Eventos do Ceará recebe a 13² edição da Feira Nacional do Camarão (FENACAM). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Com um estande instalado dentro do evento, a estrutura da Adece abriga as câmaras setoriais cearenses do Camarão e da Tilápia, órgãos colegiados instituídos pela agência com a finalidade de desenvolver e trabalhar para a sustentabilidade dos dois setores no Ceará.

“Será um espaço de interação entre os carcinicultores, aquicultores, membros das duas câmaras setoriais e demais interessados nas culturas em questão. Todo o trabaho que é realizado nas câmaras setoriais será estendido à FENACAM”, comenta o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

Apoio e capacitação

Além da criação e do acompanhamento das ações da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Camarão do Estado do Ceará (CS Camarão), a Adece vem apoiando e contribuindo para o setor de carcinicultura por meio de capacitação dos produtores cearenses. Cursos de “Boas práticas de manejo” e “Biossegurança na carcinicultura” foram ministrados pelo gerente de Negócios Agrícolas da Adece, Pedro Henrique Martins, em parceria com a ABCC.

“Os cursos acontecem desde 2014. Em 2015, após o aparecimento da mancha branca, o conteúdo foi reformulado e as aulas sofreram adaptações para que os produtores fossem capacitados e aprendessem a lidar com o problema. Em Icapuí, por exemplo, estamos ajudando a formatar um projeto para combater o problema utilizando uma estrutura diferenciada. São viveiros menores e com estufa, para que a temperatura local se mantenha estável e a produção não seja prejudicada”, completa Ferruccio.

Por meio de 17 turmas formadas, mais de 600 produtores foram capacitados pelos cursos ofertados. Aracati, Acaraú, Beberibe, Camocim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Jaguaribe são alguns dos municípios contemplados.

FENACAM 2016

Focada nas demandas técnicas e mercadológicas de toda a cadeia produtiva da aquicultura brasileira e latinoamericana, a FENACAM abriga quatro eventos distintos acontecendo simultaneamente ao evento. São eles: XIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; X Simpósio Internacional de Aquicultura; XIII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura; e XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

Um total de 39 palestras serão proferidas no evento com a apresentação de trabalhos técnicos e científicos nacionais e internacionais, levando em conta as demandas e as necessidades dos aquicultores e carcinicultores e dos congressistas, sobre as atualizações e avanços da aquicultura e da carcinicultura nas diversas regiões do Brasil e nos principais países latinoamericanos e asiáticos, que se destacam nos setores.