Desenvolvimento de polo tecnológico em Quixadá é discutido na Adece

21 de novembro de 2016 - 19:02

A viabilidade de criação de um polo tecnológico no interior do Ceará foi pauta na manhã desta segunda-feira (21), na Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Para discutir o assunto, o presidente da Casa, Ferruccio Feitosa, recebeu o deputado federal Odorico Monteiro.

Uma visita técnica ao município de Quixadá está agendada para o dia 2 de dezembro. A missão é uma ação das comissões de Ciência e Tecnologia e de Educação da Câmara dos Deputados com a finalidade de conhecer de perto os cursos ofertados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação tanto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) quanto pelo campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no município.

A ideia é criar um ecossistema na região e aproveitar a disponibilidade de jovens formados para atrair empresas, de acordo com Odorico. “Queremos colocar o Ceará na rota da expansão de grandes empresas. Queremos mostrar que temos mão de obra qualificada em nosso Estado”, complementa.

Para Ferruccio, é essencial que os membros da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (CS TIC) tenham conhecimento da dimensão da existência de jovens capacitados na localidade. “Precisamos trazer também algumas dessas pessoas de lá para que seja feita uma explanação na reunião da Câmara sobre o potencial existente no município e na região”, disse.

A Adece também trabalha para ajudar na inserção de jovens no mercado de trabalho. Desde setembro de 2015, a Agência lançou a ferramenta online Oportunizar (https://www.adece.ce.gov.br/oportunizar). A iniciativa disponibiliza às empresas perfis de alunos formados nos cursos técnicos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).