Energia eólica: expansão de empresa gera quase 3 mil empregos no Pecém

6 de dezembro de 2016 - 18:09


Com a presença do governador Camilo Santana, a Aeris Energy inaugurou nesta terça-feira (6) a expansão da empresa, que fabrica pás para energia eólica e emprega quase 3 mil pessoas

R161206 AERIS MG 4073O governador Camilo Santana participou nesta terça-feira (6), no Pecém, da inauguração da nova fase da Aeris Energy, empresa que há cinco anos trabalha fabricando pás eólicas no Ceará. Por meio de sua atuação no segmento de energia renovável, o empreendimento tem apresentado impacto positivo para a economia cearense. A expectativa é de que a fabricante alcance os três mil empregos diretos gerados para a população – atualmente, 97% dos funcionários são cearenses.

R161206 AERIS MG 3931Até o término das obras da nova parte de instalações do complexo, a Aeris atuava com 2.500 funcionários. Com a inauguração do terceiro galpão, a empresa deve efetuar mais 500 contratações. Para Camilo Santana, o surgimento de oportunidades no mercado é algo a ser comemorado, levando em consideração o contexto econômico atual do país.

“É a quarta empresa que se expande ou se instala em nosso Estado nas últimas semanas. Isso é motivo R161206 AERIS MG 4356de muito orgulho para nós, principalmente em um momento de crise econômica no país. O Ceará mostra que tem potencial para receber novos investidores e aumentar a geração de empregos para os cearenses”, disse o governador, que recebeu homenagem da direção da empresa durante o evento. Em 2016, Camilo também visitou as empresas de energia renovável Vestas, Eletra e Grupo Telles.

Fundada em 2010, a nacional Aeris Energy atende a demandas internacionais e busca localizações estratégicas para suas sedes. O Nordeste concentra mais da metade do potencial eólico do Brasil. Para entrar na região, a Aeris optou por se instalar no Ceará pelas possibilidades proporcionadas na localidade. Esta foi a primeira planta industrial localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

“Recebemos convites de outros estados, mas escolhemos o Ceará devido às condições que o Governo nos permitiu. Além disso, a mão de obra que tivemos aqui foi uma grande surpresa e é o que nos faz fincar cada vez mais as raízes no solo cearense”, revelou Bruno Vilela, presidente da empresa de pás eólicas. Segundo Bruno, além dos empregos diretos, são gerados milhares de indiretos e muitas famílias hoje tiram sustento do empreendimento no Pecém.

“Contamos com cerca de 10 mil colaboradores, somando empregos diretos e indiretos”. Vilela também destacou o crescimento de trabalhadoras na indústria – atualmente são mais de 350 colaboradoras diretas na empresa.

R161206 AERIS MG 4548Acompanharam a visita do governador Camilo Santana a secretária do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Nicole Barbosa, e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann. Em pronunciamento, Nicole Barbosa ressaltou o empenho do Governo do Ceará para dar apoio às boas iniciativas do segmento de energia renovável, como também o trabalho feito para capacitação da mão de obra cearense.

Uma nova perspectiva

R161206 AERIS MG 4563Há 10 anos, José Amauri da Silva, 29, viu-se obrigado a deixar o local onde nasceu, Matões, em Caucaia, para partir em busca de oportunidades no mercado de trabalho. “Era tudo mato na região. Quem quisesse emprego era obrigado a ir morar em Fortaleza, e foi o que eu fiz”. Há um ano e dois meses, ele voltou às origens. Foi contratado como auxiliar de produção pela Aeris. “Uma amiga me indicou para esse novo empreendimento aqui da região. Fiquei feliz quando soube que surgiu algo grande por aqui, especialmente por ser nativo. É bom ter um trabalho de qualidade e perto de casa”, afirmou.

 

 

 

 

06.12.2016

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará