Adece negocia parceria entre Nutec e CPRM

7 de dezembro de 2016 - 19:20

Proporcionar agilidade nas análises de água mineral do Ceará é uma das prioridades da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará  (Adece) vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Nesta quarta-feira (7), o diretor da área de Desenvolvimento Setorial, Carlo Ferrentini juntamente com o assessor de Mineração da Adece, Francisco Pessoa, acompanharam o chefe em exercício da CPRM em Fortaleza, José Roberto Gomes, para conhecer a infraestrutura laboratorial da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do estado.

Atualmente, as empresas brasileiras interessadas em produção de água extraída do subsolo contam com o apoio da Rede de Laboratórios de Análises Minerais (Lamin), laboratório oficial da CPRM, onde são realizadas as análises laboratoriais para a certificação de águas minerais. Mas, segundo Francisco Pessoa, como a sede do laboratório credenciada localiza-se no Rio de Janeiro, devido à ampla demanda do laboratório, os cerenses interessados têm enfrentado algumas dificuldades relacionadas principalmente à logística e ao prazo de resposta. Como alternativa, a Adece contactou a CPRM, o órgão executor do Ministério das Minas e Energias nesta área para viabilizar a possibilidade de parceria com o Nutec para que este possa exercer, no nordeste, o papel do Lamin, através de uma concessão pelo Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), órgão normatizador e fiscalizador. Ainda segundo o assessor de mineração da Adece, a diretoria do Lamin se mostrou favorável à parceria, já que o Nutec é um órgão público e acreditado ao Inmetro, portanto isento de parcialidade nos resultados. “A Adece sentiu que exerceria seu papel articulando o Seviço Geológico do Brasil e o Departamento de Produção Mineral”, completa.

Na visita, os representantes da Adece e da CPRM conheceram os laboratórios de alimentos e os pesquisadores do Nutec forneceram a lista do escopo de serviços da instituição que contempla integralmente a demanda dos empresários cearenses. Nos próximos contatos, os representantes da Adece e CPRM repassarão ao Nutec os pré-requisitos e recomendações da Rede Lamin e do MME necessários para o credenciamento.

“Na Adece buscamos sempre encurtar distâncias, otimizar tempo e fortalecer laços. O Nutec é um órgão reconhecido nacionalmente, que reúne todas as credenciais necessárias para apoiar a CPRM, essa parceria agilizará bastante os processos no Nordeste”, afirma o presidente da Agência, Ferruccio Feitosa.

Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec, explica que a parceria comprova a capacidade do Nutec de ampliar seu atendimento as empresas do setor de água mineral: “Essa ação possui amplitude na economia das empresas e desperta o papel sócio-ambiental que cada um tem que desempenhar, em especial, em tempos de crise hídrica” completa.

Saiba mais

A CPRM é uma empresa governamental brasileira, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil. Entre suas atividades, estão a realização de levantamentos geológicos, geofísicos, geoquímicos, hidrológicos, hidrogeológicos e a gestão e divulgação de informações geológicas e hidrológicas.

Na Rede Lamin são realizadas além de certificação de águas minerais, determinações químicas específicas em rochas, solos, sedimentos de corrente e descrições petrográficas e estudos fossilíferos, biológicos.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.mauricio@gmail.com
85 989709124