CS Energias Renováveis recebe secretário adjunto Renato Rolim

20 de janeiro de 2017 - 22:54

Sancionada na última sexta-feira (23), a lei que cria o Fundo de Incentivo à Eficiência Energética de Geração de Energia (FIEE) foi apresentada aos membros da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará (CS Energias Renováveis) nesta sexta-feira (20), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O assunto foi explanado pelo secretário Adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim.

Conforme o secretário, o objetivo é incentivar o desenvolvimento e financiamento de projetos de eficiência energética e de micro e mini-geração de energia elétrica como estímulo à energia com base nas fontes renováveis, bem como no apoio à modernização das instalações elétricas dos órgãos e entidades da administração pública.

“Queremos disponiblizar o recurso desse fundo para aplicar nas escolas, nas instituições de ensino, nos hospitais e postos de saúde em todo o território do Estado”, completa.

A evolução da energia de geração distribuída no Ceará foi um dos pontos importantes destacados na reunião, conforme o presidente da CS Energias Renováveis, Jurandir Picanço. De acordo com ele, o sucesso se deve à mobilização da câmara setorial para difundir a modalidade entre empresários. “O Ceará é líder do Nordeste. Em termos de potência instalada, é o segundo do país”, comemora.

A capacitação também foi pauta da reunião desta sexta-feira. Para abordar o assunto, o curso de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi apresentado aos presentes. Com conteúdo voltado para inovação e desenvolvimento sustentável, a UFC também conta com a empresa Retec Júnior, tendo o intuito de aproximar a academia e as empresas do setor.