CT Comex & IE protagoniza lançamento do Guia de Investimentos do Ceará 2018

22 de fevereiro de 2018 - 17:49

A reunião da Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CT Comex & IE), realizada na tarde da última quarta-feira (21), foi o cenário escolhido para o lançamento do Guia de Investimentos do Ceará 2018. O encontro aconteceu no audiório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Para apresentar a publicação aos players do segmento de comércio exterior cearense presentes, a reunião contou com a participação do diretor de Marketing do grupo O Povo, Cliff Villar, e da jornalista Neila Fontenele. O Guia apresenta as vocações e potenciais do Ceará, Rotas Estratégicas Setoriais elaboradas pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e infraestrutura do Estado. O conteúdo é uma ferramenta de disseminação do valor do Estado no exterior.

Presidida por Rômulo Alexandre, representante da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Ceará na CT Comex & IE, a reunião contou ainda com a participação de Miguel Marques, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), via videoconferência. O analista de Comércio Exterior destacou a importância do trabalho realizado pelo MDIC na difusão da cultura exportadora, da relevância da CT Comex & IE como articuladora estadual do Plano Nacional de Cultura Exportadora e das e ações realizadas no Ceará em 2017, como a formação de 25 agentes.

Eleição

Ao final do encontro, membros realizaram eleição para presidente, primeira e segunda secretárias. Foram escolhidas para as funções, respectivamente, Roseane Medeiros, da FIEC, Marta Campelo, do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Mônica Luz, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 2102ctcomex

Para Rômulo Alexandre, 2017 foi um ano positivo para a Câmara, tendo em vista o ambiente econômico e o sentimento de confiança trazido com a concessão e sucessivo anúncio do HUB da AirFrance/KLM/Gol, os investimentos nos portos Pecém e Mucuripe, bem como o crescimento expressivo das exportações e equilíbrio da balança comercial. “Ajudou a motivar todas as instituições que formam a CT em prol de uma agenda propositiva. Destaco o trabalho realizado com a Receita Federal sobre o cadastro no Radar, a formação de uma nova turma de Agentes de Comércio Exterior e a criação do projeto Ceará Global que visa divulgar no exterior o ambiente econômico cearense, procurando atrair investidores e mostrar o que o Ceará produz. Nesse sentido, o evento feito em agosto na FIEC foi um ponto alto da CT Comex & IE”, ressaltou.

A presidente eleita agradeceu a acolhida e destacou as vantagens competitivas do Ceará para atrair negócios. “Apesar de toda a fragilidade do Ceará, vivemos um momento interessante. Temos a concessão do aeroporto, uma parceria com o Porto de Roterdã, Angola Cables e HUB da AirFrance/KLM/Gol. Está acontecendo muita coisa positiva que nos ajuda a acreditar que é realmente possível fazer a diferença”, declarou, ressaltando ainda os esforços do Estado para driblar a crise hídrica e os destaques na educação.