Dia das Mães: Setor de floricultura se adapta a vendas on-line e entrega em domicílio

6 de maio de 2020 - 17:43

Em meio a pandemia de coronavirus, o setor de floricultura do Ceará está com expectativa de retomada nas vendas por meio on-line e delivery. O Dia das Mães, uma das datas mais importantes para todo o comércio, pede essa adaptação dos comerciantes.

É o que afirma o presidente da Câmara Temática de Flores e Plantas Ornamentais abrigada na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Gilson Gondim. “Flores e plantas ornamentais estão entre os presentes preferidos para as mães, apontam pesquisas. Ainda mais no período de isolamento social, com o aumento da procura por presentes de apelo mais sentimental”, comenta o presidente da câmara.

Com o aumento da procura, a possibilidade de desabastecimento do produto é descartada. De acordo com Gilson, a produção é realizada com três a quatro meses de antecedência e as empresas estão preparadas para vender exclusivamente com entrega em domicílio. “Os entregadores trabalham por cooperativa e são os mesmos que entregam no horário do almoço e jantar para os restaurantes. Portanto, não haverá problema nas entregas e todo o setor pós-colheita e de transporte está trabalhando com os cuidados necessários, como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para evitar a contaminação do vírus nas embalagens”, tranquiliza.

Mercado das Flores

O Mercado das Flores de Fortaleza é um dos exemplos de adaptação para funcionamento via delivery após a publicação do decreto estadual de isolamento social. Conforme o presidente da Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Floresce), Davi Gondim, os produtores estão sendo criativos e tentando encontrar alternativas para atender aos clientes.

“As pessoas não deixaram de ter interesse em flores e plantas ornamentais, até porque elas estão passando mais tempo em casa, é uma ótima distração, faz bem à cabeça e mantém as pessoas ocupadas. Por isso, estamos tentando nos aproximar desses clientes por outros meios, como internet, telefone, site, Instagram (@mercadodaflor). O Mercado das Flores, lugar com boa representatividade de produtores do Estado, está unido tentando desenvolver uma forma diferente de se relacionar com o cliente. O Instagram está sendo um ótimo meio de venda. Muitos clientes têm solicitado produtos por lá”, completa.

Segundo semestre

A água nos reservatórios e a previsão um projeto de introdução de novas variedades de plantas ornamentais devem gerar crescimento para o setor no mercado interno durante segundo semestre deste ano, avalia Gilson. As exportações também são vistas com bons olhos. “Holanda e Alemanha, principais países importadores do Ceará, já estão retomando suas atividades”, finaliza.