Isolamento Social Rígido prorrogado na Capital; Interior terá novas recomendações

20 de maio de 2020 - 20:06 # #

Daniel Herculano - Texto José Wagner - Fotos

O governador do Ceará, Camilo Santana, utilizou as redes sociais, na noite desta quarta-feira (20), para fazer o anúncio da prorrogação do decreto de isolamento social rígido para Fortaleza. Ao seu lado estava o prefeito da Capital, Roberto Cláudio.

“Desde ontem, nos reunimos com toda nossa equipe técnica para fazer avaliações dos números da pandemia, tanto na Capital quanto no interior do Ceará. Analisamos o grau de isolamento social atingido, o avanço do número de novos leitos, os números de testes no Estado e as projeções de casos e óbitos. E como temos visto, o isolamento social é a principal dessas ações. E por isso, eu e o prefeito Roberto Cláudio decidimos prorrogar o decreto de isolamento social rígido até o dia 31 de maio”, anunciou Camilo.

O governador ressaltou que o entre as ações implementadas, o Estado já atingiu 2.139 novo leitos e enfermarias, todos exclusivos à pacientes da Covid-19, sendo que destes, 627 são novas UTIs. Estado que mais testa para o coronavírus, o Ceará já ultrapassou os 75 mil testes feitos, o que reflete também no número de pessoas diagnosticadas, e consequentemente, nos óbitos.

“Relatórios de dados da pandemia apontaram até aqui que houve um avanço, mas que já estamos apontando para uma tendência de estabilização, tanto em casos quanto em óbitos. Essa tendência, principalmente em Fortaleza, mostra que estamos nos encaminhando para uma diminuição dos casos, graças ao isolamento social rígido praticado nos últimos 15 dias. E como nossas decisões são sempre pautadas em estudos, na ciência e no que dizem os profissionais de saúde, vamos continuar a praticar o isolamento e o distanciamento social, tudo para minimizar os impactos da pandemia”, explicou o governador.

Durante o anúncio, houve a apresentação da comparação de três momentos pós decretos de isolamento social em Fortaleza. No primeiro, sucesso primeira semana, inclusive com bairros da Capital ultrapassando os 60%. Depois houve um relaxamento, e o consequente aumento de casos de coronavírus. Até chegarmos ao isolamento mais rígido, demonstrando que houve uma melhora ao atingir o pico de 55% de isolamento.

“Melhoramos, mas ainda sem chegar ao nível que precisávamos, próximo de 70%. Ainda assim conseguimos reduzir a velocidade de transmissão do vírus, e em paralelo houve um incremento no sistema público de saúde para atender a demanda da população. A economia é importante, mas nenhum outro valor tem de estar à frente da proteção da vida e da valorização da saúde. Não podemos achar normal que 60 a 80 cearenses morram por dia de uma doença infecto contagiosa”, disse o prefeito.

Recomendações para o Interior

“A partir de amanhã (quinta-feira, 21), estarão em vigor a renovação dos decretos municipal e estadual, com validade até o dia 31 de maio. Para o interior, vamos fazer recomendações para alguns municípios que estão crescendo o número de casos e óbitos, e tudo estará disponível ainda hoje, via publicação do Diário Oficial do Estado (DOE). Faço aqui um apelo aos cearenses, vamos fortalecer esse isolamento social nos próximo dias. Sei que traz transtornos à população, mas quanto maior for o grau de isolamento nesse momento, melhor e mais rápido será nossa retomada da economia, se Deus quiser, a partir do mês de junho”, finalizou o governador Camilo Santana.