Adece realiza 2º Fórum de Presidentes de Câmaras 2020

22 de setembro de 2020 - 16:57 # #

O retorno das atividades econômicas após a reclusão em decorrência da pandemia do Covid-19 foi assunto principal da segunda edição do Fórum dos Presidentes de Câmaras 2020. O encontro virtual foi realizado nesta segunda-feira (21) pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Participaram da reunião 18 presidentes de Câmaras Setoriais e Temáticas, além do presidente da Adece, Eduardo Neves. Os secretários executivos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Kennedy Montenegro, de Trabalho e Empreendedorismo, e Julio Cavalcante Neto, do Comércio, Serviço e Inovação.

“Tivemos um ano bem atípico e estamos retomando agora. A ideia dessa reunião é dar espaço para ouvir cada setor econômico, saber como estão encarando a retomada, quais são os grandes desafios e dificuldades. A ideia é ir se alinhando e fazer com que os presidentes possam compreender melhor o que está acontecendo em cada setor da economia, a intersetorialidade entre eles e como se completam. Essa retomada não tem sido igual para todas as atividades. Algumas nem tiveram um baque tão grande, outras tiveram. Algumas tiveram uma retomada maior e outras precisaram se reinventar”, disse o presidente da Adece na abertura da reunião.

O presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis, Jurandir Picanço, deu início aos depoimentos e fez um panorama do setor no Ceará destacando as principais notícias do setor. O aumento do consumo de energia no mês de setembro, sinalizando recuperação do setor, e o recorde na geração de energias renováveis foram alguns pontos citados.

A Câmara Setorial de Audiovisual contou com a apresentação da iniciativa Soul Ceará. O projeto tem o objetivo de fomentar a economia por meio de disseminação de conteúdo audiovisual. A proposta foi apresentada pelo secretário da Câmara, George Frota.

A preocupação com a informalidade foi assunto abordado pelas Câmaras Setoriais do Turismo e da Moda. Na ocasião, Kennedy Montenegro, ressaltou que a questão já está sendo abordada no âmbito da Sedet.

Participaram do encontro os presidentes das Câmaras Setoriais de Água e Desenvolvimento, Francisco Viana; Audiovisual, Suzana Costa; Agronegócio, Amilcar Silveira; Automotiva, Everton Fernandes; Comércio Exterior & Investimento Estrangeiro, Mônica Luz; Economia Criativa, Cláudia Leitão; Energias Renováveis, Jurandir Picanço; Saúde, Luiz Fernando Pessoa; TIC, Raniere Medeiros; Turismo e Eventos, Anya Ribeiro; além das Câmaras Temáticas do Caju, Rodrigo Diógenes; Carnaúba, Edgar Gadelha; Flores, Gilson Gondim; Gastronomia, João Luiz; Leite, Manoel Belarmino; Mel, Augusto de Souza; Tilápia, Carlos Alberto Lemos.