Governo aprova 146 pleitos na última reunião do Cedin do ano

18 de dezembro de 2020 - 18:54

A partir de 2021 o Conselho de Desenvolvimento Industrial (Cedin) passa a ser Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Condec)

Na tarde dessa quinta-feira (17), o Conselho de Desenvolvimento Industrial, presidido pelo governador Camilo Santana, aprovou 146 pleitos de diversas empresas instaladas ou que pretendem vir para o Ceará.

Vinte e três novos empreendimentos, com previsão de investir R$ 717 milhões e gerar quase cinco mil empregos no Ceará, assinaram protocolo de intenção com o Governo do Estado.

“Concluímos essa semana com muitas notícias positivas para o desenvolvimento econômico. Uma delas é a aprovação dos pleitos na última reunião do Cedin, com novas empresas atraídas que nos próximos anos vão gerar riqueza pro nosso Ceará,”, avaliou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior.

Trinta e oito empresas já beneficiadas tiveram deferimento para redução de impostos na compra de matéria-prima e outras 31 para importação de máquinas e equipamentos. Também foram aprovadas 10 resoluções de benefícios, que significa dizer que 10 novos empreendimentos começam a operar no Estado nos próximos dois anos.

“Apesar da pandemia e das dificuldades ao longo do ano, o Sistema Sedet e a Adece se instrumentalizaram para a prestação de um serviço cada vez melhor em 2021. A reunião do Cedin propiciou a geração de cinco mil empregos ao Ceará, um número fantástico em um momento como o que vivemos atualmente. Só temos a comemorar, juntamente com o PIB de 16,7% do último trimestre no Estado, o que nos deixa otimistas para 2021”, destaca o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves, responsável pera operacionalização dos pleitos.

O presidente destaca ainda que, com a incorporação da Codece pela Adece, o Ceará contará com mais ativos para prover desenvolvimento econômico. “A aprovação da lei que cria Fundo de Investimentos do Microcrédito, a ser operado pela Adece, nos traz a perspectiva de dar uma injeção na economia cearense, o que é muito importante para o efeito da retomada”, completa.

Balanço de 2021

No ano de 2020 foram realizadas três reuniões do Cedin. Em março, foram aprovados 75 pleitos. Foram cinco protocolos firmados e seis resoluções de benefícios. A segunda reunião do ano aconteceu em julho, quando foram 45 pleitos. Foram assinados 11 novos protocolos e três resoluções de benefícios.