Inscrições abertas para 1º Seminário “Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais”

25 de agosto de 2021 - 15:58 # # # # #

Ascom Centec

O evento faz parte de um projeto homônimo executado pelo Centec, por meio de um contrato de gestão com a Adece e o apoio institucional da Sedet.

Atualizar e efetivar a Política Estadual de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APL) é um dos objetivos do 1º Seminário Impulsiona Ceará, que acontecerá virtualmente no dia 31 de agosto. O evento, organizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), busca mobilizar produtores, empresários, universidades, entes públicos, dentre outros atores, para fortalecer as economias locais e regionais.

Os interessados devem fazer inscrição em formulário eletrônico disponível AQUI (https://bit.ly/InscricoesSeminarioAPL).

Segundo o presidente do Centec, Silas Alencar, o evento será o primeiro grande passo para dar maior visibilidade ao projeto e engajar novos parceiros. “A nossa ideia é de construir uma grande rede de apoio aos arranjos produtivos, para que os negócios locais tenham todas as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento. Sabemos que a pandemia foi um fator extremamente desafiador para muitos negócios e acredito que este projeto vem para ajudá-los a superar esta fase ruim e avançar no seu crescimento”, explica Silas.

Já Francisco Rabelo, presidente da Adece, destaca a importância do Seminário e do Projeto para a economia cearense. “Com estas ações, apoiaremos também pequenos produtores do Estado, compactuando com uma das nossas novas frentes de trabalho. Como pontapé inicial, o projeto agregou as Câmaras Setoriais e Temáticas do Estado e fez um levantamento de prioridades a partir de sugestões coletadas no encontro, uma parceria imprescindível para o início das ações. Por meio do mapeamento e diagnósticos realizados atualmente, nos 184 municípios cearenses, acreditamos que o projeto fortalecerá os Arranjos Produtivos Locais cearenses. Dentre as iniciativas, os contemplados contarão ainda com seminários e capacitações”, informa Rabelo.

Programação

O evento terá início às 10h da manhã, com a abertura oficial e uma apresentação do projeto “Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais”, realizada por Kennedy Montenegro, secretário Executivo de Trabalho e Empreendedorismo da Sedet. Às 11h, haverá uma palestra com Cristina Milani (Ministério da Economia) com o tema “Arranjos Produtivos Locais: avanços da política pública” e, em seguida, Adriana Tedesco (SP) fará um relato da experiência de apoio aos APLs do Estado de São Paulo.

À tarde, a programação será retomada com um resgate histórico das políticas de apoio aos APLs no Ceará, com o professor Jair do Amaral (UFC); seguido da professora Helena Martins (UFRJ) que falará sobre os “APLs portadores de futuro e as novas políticas de desenvolvimento”.

Confira, a seguir, a programação completa.

10h Abertura

Silas de Alencar, presidente Centec

Luis Eduardo Fontenelle, diretor de Fomento da Adece

Kennedy Montenegro, secretário executivo de Trabalho e Empreendedorismo da Sedet

Inácio Arruda, secretário da Secitece

10h30 Apresentação do Programa Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais, com Kennedy Montenegro.

11h “Arranjos Produtivos Locais: avanços da política pública”, com Cristina Milani, analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

11h30 “A experiência dos Arranjos Produtivos no Estado de São Paulo”, com Adriana Tedesco, gestora da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial do Governo de São Paulo.

14h “Experiência e trajetória da política de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) no Ceará”, com Prof. Dr. Jair do Amaral Filho, professor titular em Desenvolvimento Econômico no DTE/FEAAC/UFC.

15h “APL portadores de futuro e as novas políticas de desenvolvimento”, com Profa. Dra. Helena Maria Martins Lastres, pesquisadora e professora associada da UFRJ

15h30 Encerramento

Afonso Odério Nogueira Lima, coordenador do Programa Impulsiona Ceará

Luis Eduardo Fontenelle Barros, diretor de Fomento da Adece

SERVIÇO

O quê: 1º Seminário Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais

Quando: 31 de agosto, das 10h às 15h30

Onde: Canal do Centec no youtube (https://youtu.be/rXJYgC6zNdY)

Contato para mais informações: impulsionaceara@centec.org.br

Evento gratuito e com certificado.