Governador Camilo Santana anuncia Centro de Tecnologia em Cultivo Protegido em Barbalha

1 de outubro de 2021 - 09:17 # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto | Tatiana Fortes - Fotos

 

O Governo do Ceará entregou nesta quinta-feira (30), a nova areninha de Barbalha. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais, e além da entrega do equipamento, o governador Camilo Santana assinou a ordem de serviço para um pacote de obras para o município, e anunciou a criação do Centro de Tecnologia em Cultivo Protegido (CTCP).

“Nós tentamos de todas as formas repassar a operação da antiga usina e mantê-la em funcionamento. Como não foi possível, decidimos transformar o local em um dos mais bonitos e completos Centros de Tecnologia do Nordeste. Lá vamos treinar e capacitar, fazer pesquisa e investir em tecnologia, teremos restaurantes e centros de estudo voltados para a agricultura, que era uma grande demanda e que pode potencializar a produção agrícola do Cariri”, explicou o governador.

O projeto, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por meio de sua Secretaria Executiva do Agronegócio e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), implantará o Centro de Tecnologia em Cultivo Protegido do Ceará (CTCP), cuja estrutura será localizada na área que anteriormente abrigava a Usina Manoel Costa Filho (Usina Cariri I). A área está localizada no município de Barbalha, à margem da Rodovia CE-293, distante 502 km de Fortaleza.

O CTCP vai desenvolver atividades voltadas à produção agrícola e aquícola em ambiente protegido que consiste em uma técnica de controle sobre variáveis climáticas como chuvas, temperatura, umidade do ar, radiação solar e vento. Esse controle permite redução do efeito da sazonalidade, favorecendo uma oferta mais equilibrada das espécies cultivadas. Acrescente-se ainda a estes benefícios, vantagens como a redução no volume utilizado de defensivos agrícolas, uso racional da água, maior produtividade e melhor qualidade dos produtos cultivados.

Serão um total de 14 estufas para a execução das atividades de caráter agrícola e aquícola, sendo 13 estufas de cultivo agrícola e uma estufa aquícola. São as seguintes espécies e que possuem alto valor agregado: mirtilo; tomate salada; tomate cereja; pimentão verde, amarelo e vermelho; alface americana, crespa e roxa; rúcula; espinafre; agrião; coentro; manjericão; flores de corte, flores de vaso, espécies tropicais, folhagens e suculentas; mudas das espécies que venham a necessitar, no âmbito das atividades a serem desenvolvidas em suas dependências; tilápia e camarão.