Nova etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC) é apresentada a Câmaras Setoriais e Temáticas

19 de outubro de 2021 - 16:49 # # # #

Presidentes e representantes de cinco câmaras Setoriais e uma Temática participaram de uma reunião na manhã desta terça-feira (19), na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O motivo do encontrou foi para uma explanação sobre a nova etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC), realizada pelo secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.

Iniciado em 2019, o Zoneamento Ecológico-Econômico já passou por três etapas: apresentação da proposta, panejamento; diagnóstico e prognóstico. O ZEEC é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Sema e da Superintendência do Meio Ambiente (Semace). Tem como objetivo, estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão, de todo o litoral cearense, considerando os recursos naturais e as dinâmicas socioeconômicas. Para Bruno, “um instrumento poderoso e importantíssimo, da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro que vai trazer mais segurança jurídica para os investidores, com garantias de proteção ambiental e segurança social para todos que estão vivendo ou trabalhando nas regiões litorâneas”.

Participaram do encontro presidentes e/ou representantes das Câmaras Setoriais de Agronegócio, Construção Civil e Imobiliária, Economia do Mar e Águas Continentais, Logística, Mineração, além da Câmara Temática do Camarão. Estiveram ainda no encontro a secretária executiva da Indústria, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Roseane Medeiros, e o diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, Ricardo Sales.