Adece conquista 1º lugar no Ranking de Transparência Ativa das empresas públicas e sociedade de economia mista

2 de dezembro de 2021 - 13:52 #

Avaliação faz parte da 1ª edição do Ranking de Transparência do Estado, que visa medir o nível de transparência das informações disponibilizadas aos cidadãos pelos órgãos, entidades e empresas públicas de sociedade de economia mista

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) alcançou o primeiro lugar no ranking de Transparência Ativa da categoria de Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista em 2020, sendo avaliada em 40 critérios. O levantamento foi realizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

A transparência ativa consiste na divulgação das informações no site, obrigatórias por legislação. Ao todo, 103 órgãos, entidades e fundações, além de empresas públicas e sociedades de economia mista tiveram seus critérios básicos de transparência ativa e passiva avaliados entre setembro e outubro de 2020.

Na pontuação total do ranking de transparência das empresas públicas e sociedade de economia mista, que somam transparências ativa e passiva, a Adece alcançou a segunda posição, com 92,14, atrás apenas da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com 92,59 pontos.

“Um dos nossos valores como instituição é exatamente o compromisso com o interesse público, a ética e a transparência. Por isso, a Adece não tem medido esforços para manter continuidade na transparência das informações. É um direito da população e um dever nosso. Estamos muito felizes com a conquista e trabalhando para alcançar resultados cada vez mais positivos”, comemora o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

Para elaboração do Ranking da Transparência do Poder Executivo Estadual, a comissão responsável avaliou na categoria “Órgãos, Entidades e Fundações”, 21 critérios de transparência ativa e cinco de transparência passiva. Já na categoria “Empresas e Sociedades de Economia Mista”, foram avaliados um total 45 critérios, nas transparências ativa e passiva.