Adece presta suporte a municípios cearenses para formalização de convênios

18 de fevereiro de 2022 - 13:42 # # # #

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, nesta quinta-feira (17), uma reunião de integração com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e de 13 prefeituras cearenses. O encontro, realizado de forma híbrida, teve o objetivo de orientar os municípios para o cumprimento adequado de todo o processo para a assinatura de convênios voltados para a instalação ou expansão de empreendimentos.

“Os convênios para a construção de galpões industriais fazem parte de uma política de interiorização dos investimentos para o desenvolvimento de atividades econômicas em todo o estado e que estamos intensificando nos últimos anos”, explica o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

A Agência planeja investir cerca de R$ 46 milhões em obras de infraestrutura para a instalação ou expansão de galpões industriais no interior do Ceará neste ano. A expectativa é que os novos investimentos gerem mais de sete mil novos postos de trabalho no Estado. Do valor total de investimentos, cerca de R$ 25 milhões estão previstos para estes 13 municípios.

“Tivemos o cuidado de contatar todos os municípios que tiveram o benefício autorizado, mas que ainda não assinaram os convênios, para orientá-los como proceder ao longo do processo. Devido as restrições previstas por lei em ano eleitoral, é preciso atentar aos prazos estabelecidos para assegurar a execução de tais processos”, explica o diretor de Suporte à Infraestrutura e Patrimônio da Adece, Expedito Parente.

Anterior a execução das obras de infraestrutura, os convênios seguem uma linha de procedimentos que vão desde a aprovação da verba até o pagamento da primeira parcela o início da obra. Além dos recursos destinados pela Adece, prefeituras e empresas também entram com contrapartidas. Os gestores municipais cedem os terrenos ou contribuem com parte minoritária dos recursos. Além disso, as prefeituras também são responsáveis pela contratação das construtoras e acompanhamento das obras. Já as companhias entram com o aporte em maquinário e a geração de empregos localmente.