Seminário Agrosetores discute perspectivas do agronegócio cearense para os próximos anos

31 de março de 2022 - 11:41 # # #

Com o objetivo de discutir e debater as perspectivas e cenários do agronegócio cearense para os próximos anos, a terceira edição do Seminário Agrosetores foi encerrada nesta quarta-feira (30) no Centro de Eventos do Ceará. Durante o encontro, empresários, entidades representativas e setor público foram apresentados ao Plano de ações do Estado para o desenvolvimento do agronegócio cearense em 2022.

O evento tem o objetivo de dar visibilidade às Câmaras Setoriais da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). “O agronegócio é um dos setores primordiais para a economia cearense e a Adece tem se colocado como uma importante parceira da categoria, apoiando iniciativas que visam desenvolver de forma sustentável o setor dentro do Estado”, explica o presidente da Agência, Francisco Rabelo.

Fertilizantes

Diante da redução de fertilizantes em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia (principais exportadores), o cenário nacional da produção de adubo se tornou prioridade entre os produtores locais, tendo em vista o encarecimento dos produtos agrícolas diante da redução do insumo.

Sobre o tema, o secretário-executivo de Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), Silvio Carlos, apresentou algumas perspectivas do setor para os próximos anos. Segundo ele, o Ceará deve se tornar um importante produtor de fertilizantes para abastecimento do mercado interno e exportador para outros países nos próximos cinco anos.

Com o avanço nas negociações de projetos para a instalação de indústrias de hidrogênio verde (H2V) no Estado, que já possui 17 memorandos de entendimento assinados, representantes do governo e empresários locais estimam o direcionamento da amônia para a fabricação de fertilizantes nitrogenados. A matéria-prima é utilizada para o transporte do hidrogênio. Paralelo a isso, o Ceará caminha para a iniciar as operações da mina de Itataia, em Santa Quitéria, que poderá produzir adubos fosfatados.

Em dois dias de evento, foram realizadas palestras, capacitações, mesas redondas e a exposição de produtores locais. Na ocasião, também foi apresentado o projeto “Sementes do Futuro”, que prevê a elaboração de um plano estratégico e sustentável para o agronegócio local na próxima década.