Adece recebe selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

5 de maio de 2022 - 08:58 # # # # #

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), alinhada ao compromisso de fortalecer e vivenciar uma gestão pública transparente, aderiu ao selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). Lançada em março de 2021, a iniciativa é uma proposta executada pela Rede de Controle nos Estados junto à Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O sistema e-Prevenção é uma ferramenta que auxilia o gestor na implantação de práticas que aprimorem a integridade da organização. A metodologia do programa consiste na análise de cinco mecanismos: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada um está associado a um conjunto de práticas, normativas, documentos e atividades nos níveis operacionais, contribuindo para que o gestor tenha mais segurança em suas decisões.

“A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que estamos adotando na Agência, que visam o fortalecimento de uma cultura institucional transparente e voltada para o combate à corrupção no âmbito da gestão pública”, explica o presidente da Adece, Francisco Rabelo. A adesão da instituição ao programa se deu em dezembro do ano passado.

Transparência ativa

Em 2021, a Adece também alcançou a primeira colocação no ranking de Transparência Ativa da categoria de Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista do Ceará. A iniciativa tem o objetivo de medir o nível de transparência das informações disponibilizadas aos cidadãos pelos órgãos, entidades e empresas públicas de sociedade de economia mista. O levantamento avalia 40 critérios e é realizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

A Agência ainda possui um Comitê Setorial de Acesso à Informação, responsável pela transparência ativa e passiva do órgão. Entre as iniciativas realizadas pelo colegiado, recentemente, foi aprovada a divulgação dos nomes das empresas beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) no site da Adece. O Fundo, operacionalizado pela Agência, é o principal instrumento de atração de investimentos do Ceará.