PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Ceará Credi celebra primeiro ano com encontro de integração entre equipe de colaboradores

16 de maio de 2022 - 14:04 # # # # #

Texto: Íkara Rodrigues / Ascom Adece

O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Governo do Ceará (Ceará Credi) celebra, neste mês de maio, um ano da sua criação. Em comemoração à data, gestores e colaboradores do Programa participam, entre os dias 15 e 17 de maio, do primeiro Encontro de Avaliação e Planejamento para mais um ano de operação.

Durante a solenidade de abertura, realizada nesta segunda-feira (16), o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Francisco Rabelo, apresentou um balanço dos resultados alcançados pelo Ceará Credi até o momento. “Estamos diante de um programa que foi iniciado durante a pandemia, período no qual muitas pessoas se viram sem perspectivas de renda para a manutenção de seus lares, e que agora se estabelece como uma política de Estado. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais esse trabalho e proporcionar o desenvolvimento dos pequenos negócios cearenses”, explica o presidente.

Em 10 meses de operação, o Programa já financiou mais de 26 mil micro e pequenos empreendedores. Ao todo, já foram liberados mais de R$ 70 milhões em créditos. Desse valor, mais de 75% foram destinados para o fortalecimento de atividades já existentes e 25% para novos negócios – público que encontra maior dificuldade na obtenção de crédito.

“Este é um programa que me tocou muito. O Ceará Credi traz esperança e dá liberdade pra esse público pra que eles possam através do seu esforço construir um negócio. São pessoas que estão tendo acesso ao crédito pela primeira vez!”, explicou o titular da Secretaria do Desenvolvimento e Trabalho do Estado (Sedet), Maia Júnior.

Ampliação do Programa

Entre os marcos alcançados pelo programa em seu primeiro ano de operação, está a ampliação das linhas de crédito voltadas para cooperativas da agricultura familiar e economia solidária do Estado. Além disso, empreendedores de 80 municípios cearenses passam a contar com um importante reforço que irá facilitar o acesso aos benefícios ofertados pelo programa de microcrédito. São as novas unidades de atendimento que iniciam suas atividades neste mês de maio nas cidades que aderiram ao chamamento público realizado pela Adece no início do ano.

“Esse encontro tem o objetivo de integrar toda a equipe do Programa, fazer um balanço do que foi realizado até aqui e elaborar as metas do que precisa ser realizado ao longo do próximo ano de operação. Com a capilaridade que ganhamos a partir da parceria firmada com as 80 prefeituras, precisamos nos planejar para chegarmos de forma cada vez mais assertiva na vida de mais empreendedores cearenses”, explica a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente.

Atualmente, o Programa conta com uma estrutura composta por 110 agentes, 11 assistentes administrativos e 11 supervisores. São colaboradores que estão atuando em 11 regiões do Ceará, nos 184 municípios do Estado.

O Ceará Credi é um programa desenvolvido pela Adece, em parceria com Instituto E-Dinheiro e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), com o objetivo de garantir a inclusão produtiva pelo acesso ao crédito e abertura de novos negócios em todo o Estado.

Durante a cerimônia de abertura do encontro de integração, também estiveram presentes o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana; o secretário executivo  de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando; e o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Vasconcelos.