Governo do Ceará abre inscrições para o 2º ciclo do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais

19 de maio de 2022 - 17:39 # # # #

No primeiro ciclo, 46 startups expuseram soluções inovadoras voltadas para as cadeias produtivas prioritárias do Estado. Foto: Chico Gomes

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento regional por meio da valorização das vocações locais, retendo e atraindo talentos, o Governo do Ceará está com inscrições abertas para o segundo ciclo do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais. Os interessados poderão submeter os seus projetos até o próximo dia 12 de junho por meio do formulário eletrônico https://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/

O programa visa selecionar projetos voltados para a solução de problemas identificados nas 14 regiões estratégicas da economia do Ceará. O objetivo é apoiar iniciativas de empreendedorismo inovador que adotem as tendências tecnológicas com maior potencial de contribuição para o crescimento econômico no curto e médio prazo.

Os projetos selecionados passarão por uma jornada de implementação das soluções, que acontecerá ao longo de seis meses. Cada time selecionado receberá até duas bolsas de inovação e participará de atividades de capacitação, mentorias, networking e ciclos de aprendizagens com ferramentas de inovação e metodologia própria para tornar negócios viáveis. A ideia é que, ao longo da jornada, cada startup desenvolva um Mínimo Produto Viável (MVP), que deverá ser testado em, pelo menos, duas empresas até o final do ciclo.

O edital busca soluções para 57 problemas existentes no ecossistema de desenvolvimento do Estado e as equipes classificadas para o programa poderão contar com o apoio de 52 pesquisadores para apoiá-las na submissão das propostas. Ao todo, até 90 startups em todo Ceará serão selecionadas e até 180 bolsas serão disponibilizadas para os empreendedores.

Organizado pelas Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o programa conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Programa Cientistas Chefes, e de todo ecossistema de desenvolvimento e inovação do Estado.

Mais informações acerca da seleção podem ser conferidas neste link: https://corredoresdigitais.info/editais/

Sobre os programas

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma iniciativa que objetiva atuar na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do Estado, por meio da inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta na região.

O Programa Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado. A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases, oferecendo acesso a benefícios, mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking.

Em 2021 foi lançado o primeiro edital conjunto dos programas para apoiar projetos de empreendedorismo inovador de nove das 14 regiões de Planejamento do Ceará – Cariri, Sertão Central, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza 1 e 2, Litoral Norte, Litoral Leste, Sertão dos Crateús e Serra da Ibiapaba.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 2 milhões em 46 startups, de nove regiões do Estado. Ao longo do processo, foram beneficiados 91 bolsistas empreendedores e 41 pesquisadores regionais que desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 23 clusters estratégicos do estado.

Serviço:
2º ciclo do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais
Prazo: inscrições até 12 de junho
Inscrições: https://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/
Siga-nos no Instagram @programaclusters
Mais informações no e-mail equipe.csi@sedet.ce.gov.br