Lançada Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no Sistema Sedet

7 de junho de 2022 - 13:33 # # # # # # #

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade.

O Sistema Sedet aderiu, na última segunda-feira (06/06), ao programa Agenda A3P. Durante a cerimônia de lançamento do programa, realizada no Centro de Eventos do Ceará, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, destacou a importância do fortalecimento de uma cultura organizacional dentro da administração pública que esteja alinhada às boas práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

Durante a cerimônia foram apresentadas as comissões oficiais e executoras da Sedet, Adece, Jucec, Adagri e os multiplicadores do programa, que serão os responsáveis pelas ações voltadas ao programa dentro do Sistema Sedet.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 05 de junho, os servidores e colaboradores do Sistema foram presenteados com mudas doadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará e Bioclone.

Veja a composição das Comissões:

SEDET

Comissão Oficial: Titular: Ana Paula da Silva Cavalcante/ Suplente: Flávio Prata Meirelles, Titular: Maria da Conceição Leite de Vasconcelos/ Suplente: André Luis Monte da Silva, Titular: Hélio Chaves Bastos/ Suplente: Yngra Lima Santos, Titular: Marcelo Marcílio Santos/ Suplente: Francisco Oscar Nogueira, Titular: Adriana Melo Santos Martins/ Suplente: Vitor de Oliveira.

Comissão executora: Gislane Ferreira da Silva Porto, Maria da Conceição Leite de Vasconcelos, Vandiza Francelino Sucupira, Luciana Guimarães Colares, Felipe Nicolas de Morais Garcia, Francisco Oscar Nogueira, Sérgio Araújo de Sousa, Pedro Vitor de Oliveira, Marcelo Gonçalves Millole, Virgínia Silveira e Ana Paula da Silva Cavalcante.

ADAGRI

Comissão Oficial: Leopoldo Heitor Borborema e Karine Fátima Barros de Oliveira

Comissão executora: Nivea Guedes E. Alexandre, Antônia Ramona Monteiro de Sousa Andrade e Claudia Brás Almeida.

ADECE

Comissão Oficial e executora: Helena Martins Teofilo, Kamila pinto Ferreira Petri Feitosa, Ana Kezia Souza Arimatéa.

Suplentes: Francisco Anderson Oliveira Nunes, Flávia bezerra Brasil e Maria Cecy de Castro.

JUCEC

Comissão Oficial e executora: Sonara Capaverde e Lenira Cardoso.

Suplentes: Laura Teixeira e David Fontenele.

EQUIPE DE MULTIPLICADORES:

Flávio Themotheo (Sedet), Oscar Nogueira (Sedet), Virgínia Silveira (Sedet), Anderson Evangelista (Adagri), David Caldas Vasconcelos (Adagri), Pedro Henrique (Sedet), Helena Teófilo (Adece), Ana Késia (Adece), Nanda (Jucec) e Jeana (Jucec).

Sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), já existe há 23 anos. O principal objetivo é promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas.

É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus colaboradores são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.