Adece apresenta projeções para investimentos em Encontro de Inovadores na UFC

22 de junho de 2022 - 14:23 # # # # #

Foto: Ribamar Neto/UFC

O Encontro de Inovadores – Partec, Clusters Econômicos de Inovação e a Quadrupla Hélice reuniu, nesta quarta-feira (22), representantes da iniciativa privada, setor público e comunidade acadêmica na Universidade Federal do Ceará (UFC) para apresentar as iniciativas que estão sendo realizadas em prol do desenvolvimento de uma economia inovadora no Estado.

Durante o evento, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Francisco Rabelo, apresentou o painel “Como a Adece pode apoiar o desenvolvimento e a inovação no Ceará?”, no qual expôs os investimentos que a Agência vem realizando no Estado, incluindo os aportes voltados para projetos estratégicos, como os Clusters Econômicos de Inovação, que é realizado em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). “Nossa ideia é seguir fazendo parcerias com outras instituições que possam fornecer a infraestrutura e o apoio necessário para o desenvolvimento de projetos inovadores, que atendam as demandas reais do nosso Estado”, pontuou o presidente.

Para 2022, a Adece prevê o investimento de mais de R$ 7 milhões no programa Clusters, Econômicos de Inovação. Em seu segundo ciclo, a iniciativa busca soluções para 57 problemas existentes no ecossistema de desenvolvimento do Estado e as equipes classificadas para o programa poderão contar com o apoio de 52 pesquisadores para apoiá-las na submissão das propostas. Ao todo, até 90 startups em todo Ceará serão selecionadas e até 180 bolsas serão disponibilizadas para os empreendedores.

O Encontro de Inovadores também contou com a apresentação do Parque Tecnológico do Ceará (Partec) e seus diferenciais para empresas interessadas em investir em inovação no Estado. Entre os dias 22 e 23, o público poderá conferir a apresentação dos projetos de 19 startups e a realização de rodadas de negócios. As startups participaram do Ciclo 2021 do Programa Clusters e/ou estão incubadas no Partec e atuam nos setores de agronegócio, logística, saúde, energias renováveis e tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A cerimônia de abertura do Encontro de Inovadores contou com a presença do reitor da UFC, Cândito Albuquerque; o diretor-presidente do Partec, Fernando Nunes; do secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Sedet, Julio Cavalcante Neto e demais autoridades.

Programação:

22.06 (Tarde):
Agronegócio e Logística – Acqualog, Balaio Food, IntelSust, Natural Bio e Pesse.

23.06 (Manhã):
Saúde – MC consultoria em tecnologia (Date Rehab), MedSeq, Ortusolis, Biomtec e Taqmol.

23.06 (Tarde):
TIC e energias renováveis – BoostEng, Check +, Compre Up, Siara, Ecossistema Digital, IDSoft, Go Test, Governança Inteligente Municipal, Tecnologia de dados para a produção de H2verde