Presidente e diretores da Adece marcam presença no evento Inova Summit 2022

4 de outubro de 2022 - 18:59 # # # # #

Com o objetivo integrar o setor produtivo empresarial do Ceará por meio do fomento a novos negócios, o Inova Summit 2022, realizado nos dias 4 e 5 de outubro, contou com a participação de 140 startups e gametchs (empresas de desenvolvimento de jogos). O encontro ainda contou com a presença de mais de cinco mil empreendedores e potenciais empreendedores, apresentação de produtos inovadores e soluções para os diversos segmentos da economia além da presença de investidores. A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) marcou presença na cerimonia de abertura do evento, que contou com a participação do presidente da Agência, Francisco Rabelo; da diretora de Economia Popular e Solidária, Silvana Parente; e o diretor de Suporte à Infraestrutura e Patrimônio, Expedito Parente.

Durante a solenidade, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, também foi realizada uma homenagem a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do ambiente de inovação do Estado e do país. Entre os agraciados, destaque para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e a governadora do Ceará, Izolda Cela.

Programa Clusters

A Adece tem apoiado iniciativas voltadas para o fomento de novos negócios por meio do Programa Clusters Econômicos de Inovação. Em 2021 foi lançado o primeiro edital do programa, no qual foram investidos mais de R$ 2 milhões em 46 startups, de nove regiões do Estado. Ao longo do processo, foram beneficiados 91 bolsistas empreendedores e 41 pesquisadores regionais que desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 23 clusters estratégicos do estado.

Neste ano, no último mês de junho, foi aberto o segundo edital do programa, que realizou a seleção de iniciativas voltadas para a solução de 57 problemas existentes no ecossistema de desenvolvimento do Estado. As equipes classificadas para o programa estão contando com o apoio de pesquisadores que estão prestando apoio para a submissão das propostas.

Organizado pelas Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o programa conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Programa Cientistas Chefes, e de todo ecossistema de desenvolvimento e inovação do Estado.