Sedet e Adece, em parceria com Centec, lançam Plano de Desenvolvimento APLs do CE

5 de outubro de 2022 - 13:22 # # # # #

Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs), aumentando a competitividade e a sustentabilidade das empresas, focando na melhoria do processo produtivo, na qualidade do produto, no aumento da participação no mercado interno e na conquista de mercados externos. Foi pensando nisso que as equipes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) elaboraram um Plano de Desenvolvimento para cada APL priorizado.

Os trabalhos foram executados entre maio de 2021 e agosto de 2022. O Governo do Ceará priorizou 4 APLs pela importância econômica para o Estado e para a região onde estão inseridos, sendo eles APL de Moda Íntima de Frecheirinha, APL de Móveis de Marco, APL de Calçados do Cariri e APL de Serviços de Manutenção e Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.

Sobre o Plano

O Plano de Desenvolvimento dos APLs não só define um caminho para seu fortalecimento, como também para sua sustentabilidade com base nas ações já em andamento, assim como em novas ações propostas. “O documento detalha todos os caminhos trilhados até o momento e as novas orientações/ações para o triênio 2022 – 2024, servindo como base impulsionadora de competitividade do APL, bem como do desenvolvimento local”, explicou a assistente técnica da Sedet, Luana Bandeira.

Em paralelo à elaboração do Plano, foi construída uma plataforma, utilizando a Ferramenta Power BI, para facilitar o acesso das informações para os gestores de maneira mais resumida e interativa. Nesta ferramenta estão contemplados os indicadores econômicos e sociais, além de outras variáveis, sobre as Aglomerações e os Arranjos Produtivos Locais, que poderão ser acessados, em especial os gestores públicos, para orientações na tomada de decisão de políticas públicas, além de empresários, investidores, pesquisadores e demais públicos interessados. Clique no link para acessar os documentos. (https://www.sedet.ce.gov.br/apl/)
Clique no link para acessar a ferramenta Power BI. (https://www.adece.ce.gov.br/apl-em-ceara/)