Governo do Ceará dá início a parceria de Hidrogênio para o Desenvolvimento durante a COP-27

15 de novembro de 2022 - 13:22 # # # # # #

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), participou, nesta terça-feira (15), do painel “Estratégias Nacionais de Hidrogênio para a Transição para a Segurança Energética na América Latina e no Caribe”, que aconteceu dentro da programação da COP-27, realizada no Egito. Durante o encontro, mais um importante passo dentro do projeto de transição energética do Estado do Ceará foi iniciado por meio da parceria de Hidrogênio para o Desenvolvimento (H4D). A ação é liderada pelo Grupo Banco Mundial e conta com a Adece como membro. A Agência é a única instituição brasileira a compor o grupo, que também conta com várias instituições de mercado, academias e de pesquisa como parceiras.

“A nossa participação na parceria é mais uma ação estratégica do Governo do Ceará dentro de um projeto robusto que o Estado está promovendo em prol da transição energética. A H4D é uma parceria que envolve vários players globais em torno da criação de ações voltadas para o desenvolvimento da indústria de hidrogênio de baixo carbono e da promoção da sua alta escala nos mercados local e mundial”, explica o presidente da Adece, Francisco Rabelo, que acompanhou de forma remota do evento. O secretário Executivo de Regionalização e Modernização do Governo do Ceará, Célio Fernando, representa presencialmente a governadora Izolda Cela e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, que lideram o projeto de transição energética no Estado.

Parceria H4D

A Parceria de Hidrogênio para o Desenvolvimento (H4D) tem o objetivo de ajudar a catalisar financiamentos significativos para investimentos em hidrogênio de fontes públicas e privadas. Entre as ações propostas pela parceria está a promoção da capacitação e soluções regulatórias, modelos de negócios e tecnologias para a implantação do hidrogênio de baixo carbono nos países em desenvolvimento.

O H4D está aberto a todas as partes interessadas na temática de hidrogênio verde e já conta com vários representantes de diversos países. A parceria prevê reuniões semestrais entre os parceiros para alinhamento do programa de trabalho do H4D, avaliação do progresso das atividades aprovadas, trocas de informações sobre as atividades dos parceiros e estabelecimentos dos arranjos organizacionais para a entrega das tarefas.

Além da Adece, atualmente, listam como parceiros do H4D: Green Hydrogen Organization, NREL, Rocky Mountain Institute, Australian Hydrogen Council, RISE Research Institute of Sweden, Center for Hydrogen Energy Systems Sweden (CH2ESS), Chile Green Hydrogen Organization, Hydrogen Council, H2LAC , H2 Colômbia, H2 México e CORFO.