PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Capacitação incrementa negócios de participantes de workshop da II Feira Impulsiona Ceará

1 de dezembro de 2022 - 15:49 # # # # #

A capacitação dos produtores locais foi um dos pontos altos da II Feira Impulsiona Ceará – Vale do Jaguaribe, que contou com uma vasta programação incluindo palestras, workshops e oficinas. A artesã Helenice Maia participou do evento e afirma que vai desenvolver novos produtos, com base no que aprendeu.

Helenice trabalha com peças e crochê e disse que, a partir da oficina de artesanato com palha de milho, já tem em mente as novas bolsas que produzirá mesclando a linha com a palha. “A oficina foi totalmente voltada para a prática e as técnicas que foram repassadas me dão condição de montar esse novo produto. A palha de milho é um material de fácil acesso na minha região e surge agora como uma oportunidade”, afirmou.

Pensando no mercado digital, o evento também contou com workshops sobre estratégias de marketing nas redes sociais. “A internet tem um poder muito grande na comunicação e as pessoas precisam ter habilidade nesse campo. Trabalhar de casa, com o celular na mão, para ter números e resultados melhores no seu negócio”, afirmou Manoel Felipe, que apresentou um dos painéis.

Helenice Maia participou do workshop e disse que está estudando para implementar as informações que foram repassadas. “Já mudei algumas coisas no perfil e estou estudando para mudar outras. Agora já sei como programar publicações para aproveitar melhor meu conteúdo, caprichar nos vídeos para não deixar o engajamento cair, montar um calendário de postagens”, ressaltou.

A iniciativa de apoio aos produtores do Estado do Ceara é uma realização da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), apoiada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

O diretor de Fomento da Adece, Luís Eduardo Fontenelle Barros, ressaltou que o desenvolvimento do Interior do Estado é um dos focos do projeto. “Esses produtores podem, inclusive, procurar por alguma linha do Ceará Credi, se estiverem precisando de crédito. O interesse do Governo do Ceará é que eles prosperem, desenvolvam suas potencialidades”, afirmou.O secretário executivo da Sedet, Kennedy Vasconcelos, ressaltou a necessidade de capacitar os produtores, para dar novas oportunidades e alavancar as cadeias produtivas em todo o Ceará. “Tenho convicção que os produtores que participaram dos workshops aprenderam alguma coisa que vai ser útil no cotidiano deles, vai ajudar nas vendas. O objetivo do Impulsiona Ceará é dar essa oportunidade de crescimento, de modernização e de fortalecimento aos negócios locais”, afirmou.

Ivna Machado, uma das organizadoras do evento pelo Centec, falou da importância da feira para o incentivo do desenvolvimento da região. “O Impulsiona Ceará é o resultado de uma parceria fundamental que tem como objetivo um conjunto de ações de apoio aos produtores locais. A feira serve de vitrine e é uma oportunidade de conscientização para que os produtores trabalhem em conjunto para fortalecer seus APLs”, pontua.

O que é APL?

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são formados por atores econômicos, políticos e sociais, localizados em um território, desenvolvendo atividades produtivas especializadas em um determinado setor. Ao longo de dois ciclos do Programa, iniciado em 2021, a equipe técnica do Impulsiona Ceará já identificou 35 APLs em todo Estado.