Ceará Credi: Adece e Uece firmam parceria para potencializar empreendedorismo e capacitação no Estado

26 de dezembro de 2022 - 18:15 # # # # # # #

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), assinaram, na tarde desta segunda-feira (26), um Termo de Cooperação Técnica com a finalidade de divulgar e estimular o empreendedorismo com o auxílio do crédito orientado. A parceria pretende facilitar o ingresso dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ao Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi).

Após a parceria firmada, a Adece, responsável pela operacionalização do Ceará Credi, oferecerá aos alunos formandos da Uece, seja de graduação, de extensão ou do Pronatec, o crédito para os interessados em empreender ou desenvolver o próprio negócio. Os alunos que buscarem o crédito passarão pelo mesmo processo já existente no fluxo do programa. A parceria prevê ainda a reserva de vagas nos cursos ofertados pelo Ceará Credi a alunos da Uece.

Conforme o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, a parceria surgiu a partir do desejo de contribuir com os estudantes após sua saída da universidade. “Foi exatamente a partir daí que amadurecemos a ideia dessa relação com o Ceará Credi. Nós estávamos formando recursos rápidos e com muita qualidade. Eram cursos voltados para pessoas que já tinha um pequeno negócio, já entendiam alguma coisa e para aquelas que não tinham muita experiência. E daí veio a ideia da parceria com a Adece, que já atua nessa área”, comemora.

O presidente da Adece destaca a importância da atuação conjunta para levar crédito à base mais fragilizada da pirâmide social. “Adece e a Uece se assemelham por se tratarem de instituições com atuações sociais. A parceria é de extrema importância para a criação e o fortalecimento dos pequenos negócios no Estado do Ceará, gerando emprego e renda para a população mais desassistida. O acesso dos alunos da Uece ao Ceará Credi será facilitado tanto na divulgação do programa estadual, quanto na implantação de um posto físico nas dependências da universidade”, explica Rabelo.

“Essas pessoas terão o crédito facilitado e orientado pela equipe do Ceará Credi. A capacitação [ofertada pela Uece] potencializa o crédito. Além disso, o programa vai ser divulgado na universidade inteira, para que todos os estudantes interessados possam empreender também”, complementa a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana

Formação profissional

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. O programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) foi credenciada, em 2014, por meio de sua Unidade de Educação Profissional (Unep), para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas, distribuídos em 13 eixos tecnológicos. Em 2017, a Funece aderiu ainda outra ação do Pronatec, o MedioTec, que tem como finalidade a oferta de cursos técnicos, com carga horária mínima de 800 horas, concomitantes ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. Em 2022, com o programa Qualifica Mais Progredir, a Funece ofertou, pela primeira vez, 5,5 mil vagas em cursos para microempreendedores individuais.