Calculadora do FDI: Adece desenvolve ferramenta que visa otimizar a eficiência dos investimentos públicos no Estado

16 de janeiro de 2023 - 12:38 # # # # # #

Os investimentos públicos realizados no Ceará voltados para atração e sustentabilidade das empresas existentes em solo cearense estão ganhando mais eficiência e otimização. Uma nova ferramenta criada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) possibilita analisar de forma assertiva os impactos dos aportes de empresas que pleiteiam concessões de incentivos fiscais do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI).

“A partir desse novo instrumento, queremos avaliar de forma mais detalhada os impactos que podem ser alcançados com a ampliação ou abertura de novos empreendimentos. Isso, sem dúvida, deve nos ajudar na otimização dos processos de tomadas de decisões sobre incentivos fiscais aplicados em nosso Estado”, explica o diretor de Fomento da Adece, Luís Eduardo Barros.

Entre as principais funcionalidades previstas pela nova ferramenta está a avaliação, em tempo real, dos impactos na produção, massa salarial, ICMS, valor adicionado e empregos gerados na economia local a partir da implantação dos novos empreendimentos. A metodologia utilizada para a criação da calculadora foi apresentada pela Adece durante o Encontro Nacional de Economia realizado no último mês de dezembro em Fortaleza.

Impactos econômicos

O desenvolvimento da Calculadora do FDI foi inspirado na Matriz de Insumo-Produto desenvolvida por Wassily Leontief, vencedor do Nobel de Economia, e faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo executadas pela Adece com o objetivo de alavancar a economia em todo território cearense.