CS Moda apresenta iniciativa que visa reutilizar materiais descartados pela indústria têxtil

27 de janeiro de 2023 - 16:45 # # # #

Com o objetivo de discutir novas oportunidades produtivas a partir de ações sustentáveis, membros da Câmara Setorial de Moda da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) conheceram, nesta sexta-feira (27), o projeto Trans Formar. A iniciativa foi apresentada pela Idesco, Sindiconfecções e Sindiroupas, e visa desenvolver novos produtos a partir do reúso de materiais descartados pela indústria têxtil.

De acordo com o presidente da CS Moda, Paulo Rabelo, a ideia é que o projeto seja incorporado pela Câmara, que já articula algumas parcerias para sua execução. Entre tais ações está em estudo o uso do Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Estado – Ceará Credi como braço financiador para a compra de maquinário para a mão de obra. “O programa entraria como meio para a pessoa comprar uma máquina e fazer parte do projeto”, explica Rabelo.

Atualmente, a indústria têxtil brasileira produz 170 mil toneladas de retalhos por ano. Do montante, cerca de 80% acabam sendo descartados indevidamente em aterros sanitários. Além da destinação correta dos materiais descartados pela indústria têxtil local, o projeto Trans Formar visa oportunizar trabalho e renda entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.