III Feira Impulsiona Ceará de fortalecimento aos APLs será realizada em Ubajara

3 de fevereiro de 2023 - 15:36 # # # # # #

Com o objetivo de oportunizar novos negócios, promover a exposição dos produtos locais e alavancar o desenvolvimento da região, a III Feira Impulsiona Ceará – Serra da Ibiapaba já tem dia e local marcados para acontecer. O evento será realizado na cidade de Ubajara, nos dias 31 de março e 1º de abril.

A feira contará com a exposição dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de flores, cachaça, agricultura orgânica, artesanato de madeira e barro, turismo, móveis e moda íntima. No espaço, será montado um balcão de atendimento ao cidadão com diversas instituições e haverá uma vasta programação com palestras, workshops, rodas de conversa, atrações culturais e um espaço gastronômico.

Uma reunião com representantes da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), da Prefeitura de Ubajara, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi realizada na última segunda-feira (30) para definir os detalhes.

A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla Lima, destaca que a feira é de grande importância para a região, no sentido de envolver a comunidade e dar visibilidade aos negócios que estão sendo fortalecidos pelo programa. “Esse é um trabalho que vem sendo feito desde 2021 e temos visto resultados muito positivos. Percebemos o quanto os APLs têm avançado e alcançado um nível de organização maior”, pontuou.

Luana Bandeira, representante da Sedet, lembra que essa é a terceira edição da feira, que já foi realizada na Região do Cariri e do Vale do Jaguaribe. “Um dos objetivos do Impulsiona Ceará é interiorizar o desenvolvimento do Estado. Nosso intuito é passar por todas as regiões que têm APL levando esse evento como uma vitrine para os produtores.”, afirma.

O prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, ressaltou que a realização da feira é uma importante ferramenta que despertará muitas oportunidades para a região. “É uma honra para Ubajara sediar a feira, que é uma oportunidade de mostrar a qualidade do que é feito pelos produtores da região, em diversas áreas”, destacou.

O que é APL?

Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são formados por atores econômicos, políticos e sociais, localizados em um território, desenvolvendo atividades produtivas especializadas em um determinado setor. Ao longo de dois ciclos do Programa, iniciado em 2021, a equipe técnica do Impulsiona Ceará já identificou 35 APLs em todo Estado.

A coordenadora do programa no Centec, Elda Tahim, ressalta que esse evento é realizado por região de planejamento com a participação dos APL identificados em cada uma delas. Entretanto, antes da definição do município que receberá a feira, são realizadas visitas técnicas, para avaliar qual cidade apresenta melhor infraestrutura e suporte para a feira.

“Buscamos com essa feira envolver todos os atores do APL, que vão desde empresas, instituições de ensino e pesquisa, órgãos de fomento, instituições governamentais municipais e estaduais, em prol do fortalecimento da interação e cooperação entre eles, visando o desenvolvimento dos APL”.

Nesta primeira fase do programa, seis APLs foram priorizados e estão recebendo consultorias, oficinas e atendimentos individualizados para oferecer soluções às demandas dos produtores. A pesquisadora do Centec, Ivna Machado, explica que o programa busca resolver as questões coletivas, para que os produtores consigam avançar em conjunto.

“Percorremos todo o Estado vendo de perto o trabalho que é feito em cada APL. A Serra da Ibiapaba tem muitas potencialidades que vão ser levadas para esse evento. Além da exposição dos produtos, a feira também é um momento de capacitação dos produtores, por meio dos workshops”, afirmou.