Governo do Ceará recebe delegação alemã em busca de parcerias para o setor energético

7 de fevereiro de 2023 - 21:19 # #

Paola Vasconcelos - Ascom Vice-Governadoria - Texto Thiago Gaspar - Foto

Identificar possibilidades de negócios e parcerias estratégicas em áreas de energias renováveis, como o hidrogênio verde, assim como tecnologias ambientais. Esse foi o objetivo da missão da delegação político-empresarial alemã que participou, na tarde desta terça-feira (07), de reunião com a vice-governadora Jade Romero, secretários de Estado e gestores estaduais na sede da vice-governadoria. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, participou do encontro.

A delegação “Greentech -Hidrogênio Verde, Tecnologias Ambientais, Energias Renováveis e Recursos Naturais”, realizada pelo Ministério Estadual de Economia, Trabalho e Turismo do Estado Alemão de Baden-Württemberg, é composta por 35 participantes dentre membros da equipe técnica do ministério, lideranças políticas do estado alemão, empresários da área temática e profissionais da imprensa. Antes de vir ao Ceará, a delegação esteve no Chile e no Rio de Janeiro.

De acordo com a vice-governadora Jade Romero, o Ceará é referência em energias limpas. “Nós já produzimos este ano a primeira molécula de hidrogênio verde, além de sermos pioneiros em energias solar e eólica. A transição energética faz parte da nossa vocação natural e queremos que o desenvolvimento de projetos como o do hidrogênio verde possa trazer melhorias para o povo do Ceará”, disse.

A vice-governadora destacou para a delegação alemã que um dos diferenciais do Ceará é o equilíbrio fiscal do Estado, e que isso garante a capacidade de investimento acima das metas constitucionais. Além disso, ressaltou os excelentes índices de educação, nos quais das 100 melhores escolas públicas do Brasil no ensino fundamental, 87 estão no Ceará.

Já a ministra estadual da Economia, Trabalho e Turismo do Estado Federado de Baden-Württemberg na Alemanha, Nicole Hoffmeister-Kraut, chefe da delegação, disse que estão muito interessados em intensificar o intercâmbio com o Ceará, e escolheram o estado por conta da sua excelente reputação na geração de energias. Destacou, ainda, que há décadas Alemanha, Brasil e Ceará mantêm relações e que, com a assinatura do acordo do Mercosul, querem cada vez mais reforçar as relações bilaterais.

“É muito bom estar aqui. É muito importante para nós implementarmos tecnologias em torno do hidrogênio verde nas indústrias. Nós temos pesquisas aplicadas ao longo de décadas voltadas para isso. Nossas empresas têm muito interesse em cooperar com o Ceará na área de hidrogênio verde e também em outras áreas. Há muitas vantagens para as duas partes”, pontuou.

Para a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros, que apresentou para o grupo alemão os diferenciais competitivos do Estado, a Alemanha é muito importante nesse processo de transição energética e pode ajudar o Ceará a realizar o seu processo com eficiência. Ela apresentou também a estrutura legal do Estado, que dá base e segurança aos projetos da área de hidrogênio verde e as ações em desenvolvimento. “Sob qualquer perspectiva o Ceará é uma grande oportunidade”, afirmou.

Hub de Hidrogênio Verde

Foi lançada no Ceará, em janeiro deste ano, a primeira molécula de Hidrogênio Verde (H2V) produzida no Brasil. O evento foi o passo estratégico inicial para o desenvolvimento do projeto piloto de H2V no Complexo Termelétrico do Pecém, localizado no Complexo do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante. Com investimento de R$ 42 milhões, a unidade instalada é a primeira da América Latina.

Considerado um combustível universal, o hidrogênio, em sua versão verde, pode ser obtido ao se utilizar energia renovável, como é o caso da energia eólica, da energia solar/fotovoltaica e do processo de separação da molécula de hidrogênio da molécula de oxigênio existente na água. Todas fontes abundantes no Ceará. A planta de Hidrogênio Verde (Pecém H2V) da EDP é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém. Contempla uma usina solar com capacidade de 3 MW e um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível com garantia de origem renovável, com capacidade de produzir 250 Nm3/h do gás.