Ceará Credi: Linha de crédito voltada para produtores dos APL já está disponível

3 de março de 2023 - 13:55 # #

Em busca de levar o Ceará Credi para mais pessoas que fazem parte dos Arranjos produtivos Locais (APL), uma equipe da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) apresentou, na tarde desta quinta-feira (2), uma palestra ao corpo técnico do programa Impulsiona Ceará e ao Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

A diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente, ressaltou que um dos objetivos do programa é viabilizar o crescimento de pequenos empreendedores, até mesmo os que não chegaram a formalizar seus negócios. A partir deste mês de março, o Ceará Credi começa a operar a nova linha de crédito voltada para Microempresas formais com faturamento anual até R$ 360 mil inseridas nos APLS e aglomerações produtivas mapeados pelo Programa Impulsiona Ceara.

“Nossa intenção é que os técnicos que trabalham com o Impulsiona Ceará, e estão em contato com os Arranjos Produtivos Locais (APL), possam passar informações mais precisas aos produtores sobre essa linha de crédito, que foi pensada para eles”, afirmou Silvana Parente.

O diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, participou da palestra e ressaltou a importância da iniciativa para alavancar os pequenos negócios no Interior do Estado. “O Centec participa do Impulsiona Ceará com muita dedicação. Essa parceria entre os programas tem bastante importância para que os produtores dos APL possam visualizar novas oportunidades de melhorar seus negócios, inová-los e expandi-los”, afirmou Sena.

A gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla Lima, pontuou os resultados positivos do Impulsiona Ceará. “Visitamos muitos APL e vimos a diversidade e a potencialidade de vários setores, espalhados pelo Estado. É muito importante que as informações sobre o Ceará Credi cheguem ao produtor e que ele disponha dessa linha auxiliar que foi pensada para ele”, disse.

Mapeados

O Ceará Credi engloba diferentes categorias, para a concessão de empréstimos. No caso da política voltada para os APLs, os agentes de crédito serão orientados pelo mapeamento previamente feito pelo programa Impulsiona Ceará, em todo o estado, para verificar se o proponente está inserido em um dos arranjos ou aglomerados. Empreendedores que não estão formalizados e microempreendedores individuais podem ser contemplados com a linha de crédito.

O Impulsiona Ceará é um programa da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e operacionalizado pelo Centec.