Governo do Ceará e ApexBrasil discutem ampliação de oportunidades econômicas para o Ceará

9 de março de 2023 - 17:21 # # # # # # #

O potencial do Ceará para exportação e atração de investimentos foi apresentado ao presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, que esteve reunido com o governador Elmano de Freitas nesta quinta-feira (9).

O governador Elmano de Freitas agradeceu a visita e mostrou o potencial do Ceará em áreas como energias renováveis e o setor calçadista. “O Porto do Pecém é um dos pontos mais próximos da Europa. Além disso, temos parceria com o Porto de Roterdã, um dos mais importantes do Velho Continente. Portanto, o potencial de exportação do Ceará é enorme e vai crescer ainda mais com a produção de Hidrogênio Verde. Contar com o apoio de uma agência como a Apex é fundamental para que a economia cearense cresça ainda mais, gerando empregos e criando novas oportunidades de negócios para o setor produtivo”, comentou o governador.

“É impressionante a estruturação e as vantagens, até geográficas, que tem o estado do Ceará. Tenho certeza que, com trabalho e parcerias, vamos aumentar o número de empresas exportadoras no estado, que tem uma estrutura pronta e condições para exportar muito mais do que exporta atualmente. Foi isso que conversei com o governador. Tenho certeza que vamos trabalhar muito para isso, como é a vontade do presidente Lula e do vice-presidente Alckmin”, disse Jorge Viana.

O encontro com o governador Elmano de Freitas, que contou com a participação do do Assessor Especial de Relações Institucionais, Nelson Martins; do secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; do secretário executivo da Indústria, Joaquim Rolim; e do presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, fechou a agenda do presidente da ApexBrasil no Ceará. Nestas quarta (8) e quinta (9), o representante do Governo Federal realizou visitas e reuniões em acompanhado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa.

Na manhã deste segundo dia da missão, Jorge Viana conheceu pessoalmente a infraestrutura e a localização estratégica do Ceará para exportação em visita ao Complexo do Pecém e a ZPE Ceará. Os presidentes da Apex e da Adece foram recebidos pela vice-presidente Financeira do Porto do Pecém, Rebeca Oliveira, e pelo presidente da ZPE, Eduardo Neves. Em um segundo momento, o grupo visitou a Companhia Siderúrgica do Pecém e foi conduzido pelo gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidades, Ricardo Parente.

Setor produtivo

Um encontro com os representantes do Governo do Ceará e da indústria foi realizado na noite do primeiro dia da missão, com o apoio do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.

“Trocamos conhecimentos sobre pautas que podem ser alavancadas e como podemos promover diversos setores do Ceará com a parceria da Apex. É um momento de alinhamento entre os governos estadual e federal para ver como podemos caminhar juntos. Parcerias da Apex com o Ceará em alguns eventos internacionais foram levantada”, detalhou Danilo Serpa, presidente da Adece.

Também representaram o Estado no encontro Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais do Ceará e Vice-Presidente da Fiec; Joaquim Rolim, secretário-executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE); e Eduardo Neves, presidente da ZPE.