Presidente da Adece participa de reunião de instalação da Comissão Especial do Hidrogênio Verde no Senado

13 de abril de 2023 - 12:03 # # #

Em primeira reunião realizada nesta quarta-feira (12), a Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde (CEHV) foi oficialmente instalada no Senado Federal. Presidido pelo senador Cid Gomes, o colegiado conta com colaboração do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, que esteve presente na primeira audiência.

O encontro contou ainda com a apresentação da proposta de plano de trabalho, o texto contém um cronograma com audiências públicas — incluindo internas e externas — e visitas a locais onde há projetos vinculados à produção de hidrogênio. O plano deve ir a votação na próxima semana.

“Com muita satisfação e empenho contribuímos com a elaboração do plano e montamos uma agenda para alavancar a pauta de discussões da Comissão. Desenvolver o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará é uma das prioridades do governador Elmano de Freitas e a Adece não medirá esforços para garantir todo o apoio com suporte e contribuições para a Comissão, que visa debater e analisar políticas públicas sobre hidrogênio verde no Brasil”, comenta Danilo.

Ceará em destaque

Durante a audiência, Cid Gomes citou o exemplo do Ceará para ressaltar a importância crescente das fontes alternativas de energia e destacou sua certeza de que o hidrogênio verde atingirá um grande destaque nos próximos anos.

“Já há estudos que apontam, por características nossas, que o Brasil poderá fazer o hidrogênio verde mais barato do mundo. Já há estudos sérios, de empresas sérias, apontando para isso. A nossa localização nos favorece e o nosso mercado interno também abre uma perspectiva de futuro extraordinária”, defendeu.

Em transmissão ao vivo da Alemanha, Monica Saraiva Panik, assessora da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), destacou o potencial do Brasil na economia global do hidrogênio. A também consultora da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) destacou a importância do pioneirismo cearense para o Brasil cenário mundial dos projetos de hidrogênio verde.

“O primeiro foi o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, que realmente colocou o Brasil no mapa. O Brasil não aparecia no mapa mundial de projetos, mas desde de fevereiro de 2021 passou a aparecer. Isso é muito importante porque atrai investimentos nesse setor”, comentou.

Calendário

Conforme cronograma definido no plano de trabalho, a primeira audiência pública da Comissão está marcada para o dia 25 de abril e deverá reunir representantes de embaixadas e de dois ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente para debater o papel do hidrogênio verde na descarbonização das economias do mundo. Já no dia 17 de maio, uma outra audiência discutirá o desenvolvimento da tecnologia do hidrogênio verde e contará com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Petrobras e de universidades e institutos de pesquisa.